UM PROGRAMA DE LEITURA NA ESCOLA

Orientadora: Lilian Lopes Martin da Silva
Trabalho de Conclusão de Curso

Resumo: Este trabalho pretende investigar as práticas de leitura no interior de uma instituição privada de ensino, bem como refletir sobre a implementação do PLSC (Programa de Leitura Silenciosa Contínua), aplicado no Curso Infantil e Ensino Fundamental (1ª à 4ª séries). Sua proposta é baseada na obra de Mabel Condemarín, em "O Programa de Leitura Silenciosa Contínua", a qual tem seu conteúdo apresentado neste trabalho.O PLSC é um programa complementar de leitura que tem por objetivo desenvolver o interesse pelo hábito da leitura. Seu funcionamento determina um tempo fixo para ler, sem interrupções (15 à 20 minutos), tendo como princípios básicos a leitura silenciosa, contínua, voluntária e prazerosa. Este estudo é caracterizado por uma pesquisa qualitativa e, devido basear-se na investigação de um caso específico pode ser compreendido como um estudo de caso.A partir dos dados colhidos através de impressões pessoais, registros de observações de campo, consultas a documentos da instituição, relatos dos envolvidos, com questionários e entrevistas, têm-se verificado um interesse crescente dos alunos pela leitura, enquanto que, junto ao corpo docente seu desenvolvimento tem se mostrado com outras perspectivas.

Texto completo em PDF -. Clique para visualizar.