UM ESTUDO DE LEITORES NA
BIBLIOTECA ESCOLAR
Orientador: Norma Sandra de Almeida
Ferreira
Trabalho de Conclusão de Curso
Resumo: O
presente trabalho teve como objetivo
analisar as práticas de leitura de
crianças do 5° ano do ensino fundamental
I, no interior de uma biblioteca
escolar. Para a realização da pesquisa,
que utilizou como espaço de realização a
biblioteca de uma escola municipal de
Americana, interior de São Paulo,
procurou-se identificar os fatores que
influenciam as práticas de leitura,
estudando o papel da escola, da
biblioteca escolar e do professor no
processo de formação do gosto dos
leitores, descrevendo e analisando os
comportamentos dos alunos perante a
contribuição de tais fatores. A
metodologia adotada foi o estudo de
caso, utilizando como procedimentos a
observação, registro em caderno de
campo, conversa informal com alunos e
funcionários e análise de dados. A
partir da pesquisa desenvolvida,
constatou-se que a biblioteca escolar é
um espaço de diálogo entre os atores
praticantes da leitura e os agentes
formadores deste processo, compondo um
ambiente onde o leitor dá formas às suas
preferências, muitas vezes,
imperceptíveis aos olhos dos outros
leitores e construídas distintamente em
diferentes momentos e lugares.
|