Adriana Pontes de Oliveira

UM ESTUDO DE LEITORES NA BIBLIOTECA ESCOLAR

Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
Trabalho de Conclusão de Curso

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as práticas de leitura de crianças do 5° ano do ensino fundamental I, no interior de uma biblioteca escolar. Para a realização da pesquisa, que utilizou como espaço de realização a biblioteca de uma escola municipal de Americana, interior de São Paulo, procurou-se identificar os fatores que influenciam as práticas de leitura, estudando o papel da escola, da biblioteca escolar e do professor no processo de formação do gosto dos leitores, descrevendo e analisando os comportamentos dos alunos perante a contribuição de tais fatores. A metodologia adotada foi o estudo de caso, utilizando como procedimentos a observação, registro em caderno de campo, conversa informal com alunos e funcionários e análise de dados. A partir da pesquisa desenvolvida, constatou-se que a biblioteca escolar é um espaço de diálogo entre os atores praticantes da leitura e os agentes formadores deste processo, compondo um ambiente onde o leitor dá formas às suas preferências, muitas vezes, imperceptíveis aos olhos dos outros leitores e construídas distintamente em diferentes momentos e lugares.