A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE
QUALIDADE: UMA PERSPECTIVA AFETIVA DAS
RELAÇÕES ENTRE GESTÃO, CORPO DOCENTE E
COMUNIDADE
Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
Tese de Doutorado
Data de início: março de 2016
Resumo: O
objetivo deste projeto de doutorado é
descrever e analisar o processo de
mediação pedagógica desenvolvido pelo
corpo de gestão da escola pública
estadual, que gera impacto positivo e
promove o movimento de aproximação dos
professores, alunos, funcionários e
comunidade escolar com o processo de
construção da escola pública de
qualidade. Este trabalho analisa e
discute o processo de construção das
relações entre a direção, vice direção e
coordenação pedagógica com a comunidade
em geral, tendo como foco a mediação
exercida pela gestão escolar que leva os
sujeitos a capacitarem sua prática, seja
em sala de aula, no caso dos alunos e
professores, seja na administração no
caso de funcionários e na relação de
aproximação dos pais e mães de alunos
com o projeto de escola. Este trabalho
tem como pressuposto teórico
metodológico a pesquisa qualitativa em
educação, tem como fonte de dados
primários a observação da prática de
gestão escolar e as relações
interpessoais entre gestores e
comunidade escolar. O arcabouço teórico
desta pesquisa está apoiado na
psicologia do desenvolvimento humano,
sob a ótica da abordagem
histórico-cultural, os conceitos de
afetividade e letramento docente também
fazem parte da base teórica da pesquisa.
Através da análise preliminar dos dados
pretende-se levantar núcleos e
subnúcleos de significação, que
representam as marcas e decisões
pedagógicas assumidas pelos gestores que
promovem o movimento de aproximação
entre os sujeitos – comunidade escolar –
e o objeto – escola pública de
qualidade.
Palavras chave: gestão escolar,
afetividade, letramento docente e
mediação pedagógica.
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