A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE: UMA PERSPECTIVA AFETIVA DAS RELAÇÕES ENTRE GESTÃO, CORPO DOCENTE E COMUNIDADE

Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
Tese de Doutorado
Data de início: março de 2016

Resumo: O objetivo deste projeto de doutorado é descrever e analisar o processo de mediação pedagógica desenvolvido pelo corpo de gestão da escola pública estadual, que gera impacto positivo e promove o movimento de aproximação dos professores, alunos, funcionários e comunidade escolar com o processo de construção da escola pública de qualidade. Este trabalho analisa e discute o processo de construção das relações entre a direção, vice direção e coordenação pedagógica com a comunidade em geral, tendo como foco a mediação exercida pela gestão escolar que leva os sujeitos a capacitarem sua prática, seja em sala de aula, no caso dos alunos e professores, seja na administração no caso de funcionários e na relação de aproximação dos pais e mães de alunos com o projeto de escola. Este trabalho tem como pressuposto teórico metodológico a pesquisa qualitativa em educação, tem como fonte de dados primários a observação da prática de gestão escolar e as relações interpessoais entre gestores e comunidade escolar. O arcabouço teórico desta pesquisa está apoiado na psicologia do desenvolvimento humano, sob a ótica da abordagem histórico-cultural, os conceitos de afetividade e letramento docente também fazem parte da base teórica da pesquisa. Através da análise preliminar dos dados pretende-se levantar núcleos e subnúcleos de significação, que representam as marcas e decisões pedagógicas assumidas pelos gestores que promovem o movimento de aproximação entre os sujeitos – comunidade escolar – e o objeto – escola pública de qualidade.
Palavras chave: gestão escolar, afetividade, letramento docente e mediação pedagógica.