O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DO ALUNO COMO PRODUTOR DE TEXTOS: O PAPEL DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
Dissertação de Mestrado
Conclusão: Agosto/2013

Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo descrever e analisar práticas pedagógicas cujos impactos positivos promovam o movimento de aproximação dos alunos, de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, com as práticas de escrita. Este trabalho analisa e discute o processo de construção do aluno como produtor de textos, levando-se em conta o papel da mediação pedagógica. Os pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa em educação embasam a metodologia desta dissertação, que tem como fonte de dados primários a observação da prática em sala de aula e a coleta de amostras da produção escrita dos alunos. A abordagem histórica cultural na psicologia do desenvolvimento humano, os conceitos de afetividade, alfabetização e letramentos fazem parte do arcabouço teórico deste trabalho. Através da análise preliminar dos dados foram levantados núcleos e subnúcleos de significação, que representam as marcas e decisões pedagógicas assumidas pela professora durante o processo de ensino e aprendizagem que promovem o movimento de aproximação entre os sujeitos – alunos – e o objeto – escrita.
Palavras chave:
alfabetização- afetividade- letramento- produção de texto- prática pedagógica.