O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DO ALUNO COMO
PRODUTOR DE TEXTOS: O PAPEL DA MEDIAÇÃO
PEDAGÓGICA
- Orientador:
Sergio Antonio da Silva Leite
Dissertação de Mestrado
- Conclusão: Agosto/2013
Resumo: A
presente pesquisa tem como objetivo
descrever e analisar práticas
pedagógicas cujos impactos positivos
promovam o movimento de aproximação dos
alunos, de uma turma de primeiro ano do
ensino fundamental, com as práticas de
escrita. Este trabalho analisa e discute
o processo de construção do aluno como
produtor de textos, levando-se em conta
o papel da mediação pedagógica. Os
pressupostos teóricos da pesquisa
qualitativa em educação embasam a
metodologia desta dissertação, que tem
como fonte de dados primários a
observação da prática em sala de aula e
a coleta de amostras da produção escrita
dos alunos. A abordagem histórica
cultural na psicologia do
desenvolvimento humano, os conceitos de
afetividade, alfabetização e letramentos
fazem parte do arcabouço teórico deste
trabalho. Através da análise preliminar
dos dados foram levantados núcleos e
subnúcleos de significação, que
representam as marcas e decisões
pedagógicas assumidas pela professora
durante o processo de ensino e
aprendizagem que promovem o movimento de
aproximação entre os sujeitos – alunos –
e o objeto – escrita.
Palavras chave: alfabetização-
afetividade- letramento- produção de
texto- prática pedagógica.
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