ALFABETIZAÇÃO:

O ESTADO DA ARTE EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS (1987-2008)

Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite

Dissertação de Mestrado - Educação
Conclusão: fevereiro/2011

Resumo: É apresentada aqui uma pesquisa sobre o estado da arte em alfabetização. Somente artigos que trataram da alfabetização de crianças em idade escolar, foram inclusos. Todos os artigos analisados foram publicados no período de 1987 a 2008 em periódicos científicos classificados como A1, no Qualis. Este agrupamento de informações torna-se ainda necessário devido à grande quantidade de informações processadas e emitidas, sobre o assunto, por diversos pesquisadores em diferentes lugares do mundo. Devido à imensa quantidade de artigos, a base teórica pautou-se, em primeiro lugar, nos estudos realizados sobre Survey – tipo de pesquisa que consegue agrupar uma grande quantidade de dados – para, a partir de então, com a análise desses chegar, ao Estado da Arte em questão. A união desses dois tipos de pesquisa contribui para que se saiba exatamente o que, como, onde e porque as informações sobre o assunto analisado estão sendo realizadas. Além disso, permite que se saiba em que direção, caminha a área e os pesquisadores que a ela se dedicam. Para que essa pesquisa fosse possível, delimitou-se um conjunto de palavras-chave. Foi identificada a existência das palavras-chave selecionadas, nos sumários dos periódicos. Alguns títulos observados indicaram palavras-chave novas, que foram agregadas ao conjunto. Após observar os títulos dos artigos, nos sumários dos periódicos, e identificar artigos de interesse para a pesquisa, devido constar nele a palavra-chave, o resumo era lido. Muitas vezes os resumos se apresentaram muito sucintos. Devido a isso, partes do texto, ou até mesmo o texto na íntegra, foram lidos para se ter certeza do conteúdo que trazia. Assim, todos os artigos que fariam parte dessa pesquisa foram identificados. Após esse longo percurso, pode ser concluído que existe um interesse comum, entre os pesquisadores, por uma face brasileira da alfabetização escolar. Assim, a maioria dos testes aplicados em leitura e escrita, por serem pautados na fonética de outros idiomas, foram questionados por fornecerem o que foi identificado como “um falso resultado” quando aplicado aos alunos do nosso país. Foi identificada a necessidade de que testes, pautados no nosso idioma, sejam construídos. A busca em conhecer quem é, como pensa e como se desenvolve o alfabetizando brasileiro é um ponto em comum entre os pesquisadores fazendo com que se consiga perceber a construção de um perfil para a alfabetização pautado no nosso idioma em diferentes áreas de estudo.
Palavras - chave: Estado da arte. Alfabetização. Criança.

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