Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
Dissertação de Mestrado - Educação
Conclusão: fevereiro/2011
Resumo: É
apresentada aqui uma pesquisa sobre o
estado da arte em alfabetização. Somente
artigos que trataram da alfabetização de
crianças em idade escolar, foram
inclusos. Todos os artigos analisados
foram publicados no período de 1987 a
2008 em periódicos científicos
classificados como A1, no Qualis. Este
agrupamento de informações torna-se
ainda necessário devido à grande
quantidade de informações processadas e
emitidas, sobre o assunto, por diversos
pesquisadores em diferentes lugares do
mundo. Devido à imensa quantidade de
artigos, a base teórica pautou-se, em
primeiro lugar, nos estudos realizados
sobre Survey – tipo de pesquisa que
consegue agrupar uma grande quantidade
de dados – para, a partir de então, com
a análise desses chegar, ao Estado da
Arte em questão. A união desses dois
tipos de pesquisa contribui para que se
saiba exatamente o que, como, onde e
porque as informações sobre o assunto
analisado estão sendo realizadas. Além
disso, permite que se saiba em que
direção, caminha a área e os
pesquisadores que a ela se dedicam. Para
que essa pesquisa fosse possível,
delimitou-se um conjunto de
palavras-chave. Foi identificada a
existência das palavras-chave
selecionadas, nos sumários dos
periódicos. Alguns títulos observados
indicaram palavras-chave novas, que
foram agregadas ao conjunto. Após
observar os títulos dos artigos, nos
sumários dos periódicos, e identificar
artigos de interesse para a pesquisa,
devido constar nele a palavra-chave, o
resumo era lido. Muitas vezes os resumos
se apresentaram muito sucintos. Devido a
isso, partes do texto, ou até mesmo o
texto na íntegra, foram lidos para se
ter certeza do conteúdo que trazia.
Assim, todos os artigos que fariam parte
dessa pesquisa foram identificados. Após
esse longo percurso, pode ser concluído
que existe um interesse comum, entre os
pesquisadores, por uma face brasileira
da alfabetização escolar. Assim, a
maioria dos testes aplicados em leitura
e escrita, por serem pautados na
fonética de outros idiomas, foram
questionados por fornecerem o que foi
identificado como “um falso resultado”
quando aplicado aos alunos do nosso
país. Foi identificada a necessidade de
que testes, pautados no nosso idioma,
sejam construídos. A busca em conhecer
quem é, como pensa e como se desenvolve
o alfabetizando brasileiro é um ponto em
comum entre os pesquisadores fazendo com
que se consiga perceber a construção de
um perfil para a alfabetização pautado
no nosso idioma em diferentes áreas de
estudo.
Palavras - chave: Estado da arte.
Alfabetização. Criança.
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