- DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM:
ANÁLISE DE UMA
- PRÁTICA PEDAGÓGICA COM SUCESSO
- Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
Início da pesquisa: fevereiro/2009
- Término: fevereiro/2012
Resumo: A
presente pesquisa tem por objetivo
identificar, descrever e analisar
práticas pedagógicas, desenvolvidas por
uma professora, que contribuíram para o
sucesso escolar de alunos que
apresentavam dificuldades de
aprendizagem. Segundo a perspectiva
teórica adotada – abordagem histórico –
cultural - o sujeito aprende através da
mediação com o outro, mediação esta que
precisa ser qualitativamente adequada;
na sala de aula, o principal mediador é
o professor. Portanto, pretende-se
relacionar as contribuições deste
trabalho pedagógico com a aprendizagem
dos alunos considerados como portadores
de dificuldades de aprendizagem. A
metodologia deste estudo é de natureza
qualitativa, com características
etnográficas. A coleta de dados foi
realizada em uma escola municipal
pública de Valinhos e incluiu: sessões
de observação em uma classe regular do
3º ano (2ª série) do Ensino Fundamental
I no período matutino, com três crianças
de 8 e 9 anos no ano letivo de 2010,
entrevistas com a professora e seleção
de amostras de escrita (ditados e
produções de texto) dos alunos. Na
sequência, os registros obtidos nas
sessões de observação e as entrevistas
com a professora foram transcritos e,
posteriormente, utilizados na construção
de Núcleos e Sub-Núcleos Temáticos, os
quais se centraram na descrição das
práticas pedagógicas da professora. Os
registros escritos dos alunos integraram
a descrição do progresso observado
durante o ano, no desenvolvimento da
escrita. Os dados permitem estabelecer
relações entre as práticas pedagógicas
da professora e as mudanças no
desempenho escolar dos alunos ditos com
dificuldades de aprendizagem.
Palavras-chave: mediação; relação
professor – aluno; dificuldades de
aprendizagem.
|