DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE UMA
PRÁTICA PEDAGÓGICA COM SUCESSO
Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
Início da pesquisa: fevereiro/2009
Término: fevereiro/2012

Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo identificar, descrever e analisar práticas pedagógicas, desenvolvidas por uma professora, que contribuíram para o sucesso escolar de alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem. Segundo a perspectiva teórica adotada – abordagem histórico – cultural - o sujeito aprende através da mediação com o outro, mediação esta que precisa ser qualitativamente adequada; na sala de aula, o principal mediador é o professor. Portanto, pretende-se relacionar as contribuições deste trabalho pedagógico com a aprendizagem dos alunos considerados como portadores de dificuldades de aprendizagem. A metodologia deste estudo é de natureza qualitativa, com características etnográficas. A coleta de dados foi realizada em uma escola municipal pública de Valinhos e incluiu: sessões de observação em uma classe regular do 3º ano (2ª série) do Ensino Fundamental I no período matutino, com três crianças de 8 e 9 anos no ano letivo de 2010, entrevistas com a professora e seleção de amostras de escrita (ditados e produções de texto) dos alunos. Na sequência, os registros obtidos nas sessões de observação e as entrevistas com a professora foram transcritos e, posteriormente, utilizados na construção de Núcleos e Sub-Núcleos Temáticos, os quais se centraram na descrição das práticas pedagógicas da professora. Os registros escritos dos alunos integraram a descrição do progresso observado durante o ano, no desenvolvimento da escrita. Os dados permitem estabelecer relações entre as práticas pedagógicas da professora e as mudanças no desempenho escolar dos alunos ditos com dificuldades de aprendizagem.
Palavras-chave: mediação; relação professor – aluno; dificuldades de aprendizagem.