- ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA
INFANTIL NA ALFABETIZAÇÃO:
- UMA TRAMA DE MÚLTIPLOS FIOS E
ALGUNS NÓ
Orientador: Heloísa Andréia de
Matos Lins
Data de conclusão: 2013
Resumo:
Refletindo sobre as atividades de
leitura, contações de histórias e suas
influências na formação de leitor,
juntamente com as tecnologias,
pretendeu-se, nesta pesquisa
qualitativa, compreender o que os
contadores de histórias e professores de
educação infantil concebem nesse âmbito
e de que forma relacionam essas
concepções às suas práticas cotidianas.
De modo mais específico, procurou-se
conhecer a formação de contadores de
histórias e as influências em sua
formação: Quais são seus fazeres e
saberes em seu meio profissional? Como
eles percebem a contação de histórias e
a literatura vinculada a tecnologias? A
partir dessas questões, buscou-se
estabelecer os recursos para a contação
de histórias e relacioná-las às novas
tecnologias. Através da análise de
respostas obtidas por questionários, os
dados foram distribuídos em quatro
núcleos temáticos (VIANNA, 2009), sendo
eles: a) contação de histórias e
recursos, b) memórias da infância e
afetividade, c) tecnologias nas leituras
e contações de histórias, d) práticas
pedagógicas e formação de leitores. Este
estudo apoia-se em referenciais teóricos
na perspectiva histórico-cultural.
Palavras-chave: público e
privado em educação; contadores de
histórias; educação infantil; leitura;
novas tecnologias; infância.
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íntegra -
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