Amanda de Paola

ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NA ALFABETIZAÇÃO:
UMA TRAMA DE MÚLTIPLOS FIOS E ALGUNS NÓ

Orientador: Heloísa Andréia de Matos Lins
Data de conclusão: 2013

Resumo: Refletindo sobre as atividades de leitura, contações de histórias e suas influências na formação de leitor, juntamente com as tecnologias, pretendeu-se, nesta pesquisa qualitativa, compreender o que os contadores de histórias e professores de educação infantil concebem nesse âmbito e de que forma relacionam essas concepções às suas práticas cotidianas. De modo mais específico, procurou-se conhecer a formação de contadores de histórias e as influências em sua formação: Quais são seus fazeres e saberes em seu meio profissional? Como eles percebem a contação de histórias e a literatura vinculada a tecnologias? A partir dessas questões, buscou-se estabelecer os recursos para a contação de histórias e relacioná-las às novas tecnologias. Através da análise de respostas obtidas por questionários, os dados foram distribuídos em quatro núcleos temáticos (VIANNA, 2009), sendo eles: a) contação de histórias e recursos, b) memórias da infância e afetividade, c) tecnologias nas leituras e contações de histórias, d) práticas pedagógicas e formação de leitores. Este estudo apoia-se em referenciais teóricos na perspectiva histórico-cultural.

Palavras-chave: público e privado em educação; contadores de histórias; educação infantil; leitura; novas tecnologias; infância.

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