Américo de Oliveira Cardoso

DA INFÂNCIA A DOCÊNCIA

Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
Dissertação de Mestrado - Educação

Resumo: A presente pesquisa provém da análise da dinâmica e produção de um grupo de estudos composto por profissionais de uma escola particular com unidades nas cidades de Itapira e Mogi Guaçu, estado de São Paulo, tendo como pretexto de seus encontros a discussão da temática das dificuldades de aprendizagem. Trata-se de um trabalho de pesquisa-ação, elaborado a partir de concepção dialética da realidade, apoiando-se em estudos e reflexões dos autores Paulo Freire, Wilfred Carr, Stephen Kemmis e Habermas, já que a busca de interpretações para além da dicotomia entre teoria e prática educativas constitui movimento emancipatório quando voltada para a historicidade e resignificação da autonomia profissional docente. Importa também inserir-se como contradiscurso que revisa o tema das vicissitudes atribuídas ao aprendizado. A leitura compreende-se nesse projeto como razão do Grupo, sendo os assuntos privilegiados por textos de arte literária e acadêmicos, dentro de uma metodologia construída por narrativa, existindo na vida social e histórica das pessoas integrantes, interligando o singular e o plural pelo estranhamento múltiplo e originário da relação leitor/texto/autor e nas produções decorrentes, enquanto objetos interdisciplinares.

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