Ana Alcídia de Araújo Moraes

HISTÓRIAS DE LEITURA EM NARRATIVA DE PROFESSORES:
UMA ALTERNATIVA DE FORMAÇÃO

Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
Co-orientadora: Lílian Lopes Martin da Silva
Tese de Doutorado - Educação

Resumo: Este trabalho se inscreve no entrecruzamento de três eixos temáticos: leitura, formação de pofessores e narrativas de formação. No eixo da leitura, acerco-me, principalmente, de autores como Chartier (1990, 1991, 1994), Darnton (1996), Abreu (1996) e Moysés (1995) – os quais procuram dar visibilidade a leitores e práticas de leituras antes não consideradas/desvalorizadas pelos estudos desenvolvidos nessa área. No âmbito da formação de professores, amparo-me nos estudos desenvolvidos por Nóvoa (1991, 1992), Huberman (1992), Goodson (1992) e Perrenoud (1993), entre outros, tendo em vista que os mesmos propõem uma série de experiências e reflexões que auxiliam a pensar novas alternativas para a formação docente. Quanto ao eixo temático relacionado às narrativas de formação, lanço mão das contribuições de Chené (1988), Finger (1988), Dominicé (1988), Conelly e Clandinin (1995), Cunha (1996) e Kramer (1993, 1994, 1996) entre outros, uma vez que fornecem o suporte necessário para o uso das narrativas como um caminho metodológico que pode servir, ao mesmo tempo, como alternativa de investigação e de formação. O diálogo entre esses três campos temáticos possibilitou a reunião de argumentos nos quais se apóia e se justifica essa investigação, de caráter exploratório, que busca, junto a quatro professoras da cidade de Parintins-AM, dar visibilidade às suas histórias de leitura, procurando reconhecer as práticas e representações de leitura que as constituíram como leitoras. As informações recolhidas através das narrativas dessas quatro professoras se configuram como contra-palavras aos discursos que representam os professores como não-leitores, bem como aos modos negativos de as próprias professoras se auto-representarem no início da pesquisa.