POSSO DAR UMA IDEIA? CADA UM PEGA O
LIVRO QUE QUER...
SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES NA SALA DE LEITURA
CAMPINAS
Orientador:
Lilian
Lopes Martin da Silva
Dissertação de Mestrado
Conclusão: agosto/2015
Resumo: Esta pesquisa
procurou investigar o jovem leitor, considerando suas experiências de
formação em uma Sala de Leitura de uma escola da rede municipal de São
Paulo, SP, e no bairro em que vive. Os dados foram gerados a partir de um
conjunto de observações e entrevistas-conversas com grupos de alunos e
profissionais da escola, assim como de registros e visitas a outros locais
do bairro. As práticas vividas, relatadas e registradas foram discutidas
levando em conta algumas reflexões do campo, as orientações do Programa de
Sala de Leitura da Prefeitura de São Paulo, as formações voltadas para os
para os professores orientadores dessas salas e as representações de leitor
literário que circulam nesses lugares. O trabalho apoiou-se em
contribuições da História Cultural, especialmente em Roger Chartier, cujas investigações sobre o livro, as
práticas de leitura, os leitores e a História da Leitura inspiraram nossas
discussões. Assim como ele, também: Britto (2008, 2011, 2013), Petit
(2008), Silveira (1991, 2007), Certeau (1994,
2012), Canclini (2008) Sibilia (2012).
Palavras chaves: jovem leitor, leitura na escola, sala de leitura
prefeitura municipal de São Paulo.
Leia o texto na íntegra - clique aqui
|