RELAÇÃO “LITERATURA PARA CRIANÇAS
E ESCOLA” NOS 30 ANOS DE CONGRESSO DE
LEITURA DO BRASIL.
Orientadora: Lilian Lopes Martin da Silva
Trabalho de Conclusão de Curso
- Concluído em 2009
Resumo: Esta
pesquisa tem por base a posição de que a
literatura educa, mesmo quando “esta
educação tem um caráter formativo (...)
[porque] não se presta ao domínio
escolarizado de pontos, deveres e notas”
(AMARILHA, 1997, p.49). Decidiu-se
reunir e refletir sobre os trabalhos
acerca da literatura para crianças na
escola, elaborados durante os trinta
anos do Congresso de Leitura do Brasil
(COLE), um evento nacional que, desde
seu início em 1978, se dedica a pensar
sobre o tema da leitura. Optou-se por
realizar o esforço de analisar o
movimento dessas reflexões ao longo do
tempo, de forma a compreender os
diferentes aspectos e significados que a
discussão foi assumindo. A pesquisa se
divide em dois momentos: num primeiro,
buscou-se realizar uma “varredura“ nos
materiais produzidos sobre os COLE’s,
disponíveis na sede da Associação de
Leitura do Brasil, de forma a organizar
e classificar os diferentes e variados
documentos existentes, bem como
digitalizar os materiais (os primeiros
ainda estavam apenas impressos) para
disponibilizá-los no site da associação,
buscando com isso facilitar a pesquisa
de todos sobre eles e divulgar melhor os
muitos conhecimentos produzidos no
Congresso de Leitura. Num segundo
momento o trabalho se voltou apenas para
os programas e anais do evento, visando
construir uma visão do tipo “Estado da
Arte” para o tema da literatura para
crianças em sua relação com a escola,
nos períodos da educação infantil e
primeiros anos do ensino fundamental.
Teve como objetivo analisar como este
espaço de reflexão e produção de
conhecimento se construiu nesse evento,
procurando compreender: a) desde quando
este assunto está presente nos
congressos; b) de que modo e em que
dimensão; c) quais as contribuições que
os COLEs trouxeram sobre este tema.
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