RELAÇÃO “LITERATURA PARA CRIANÇAS E ESCOLA” NOS 30 ANOS DE CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL.

Orientadora: Lilian Lopes Martin da Silva
Trabalho de Conclusão de Curso -  Concluído em 2009

Resumo: Esta pesquisa tem por base a posição de que a literatura educa, mesmo quando “esta educação tem um caráter formativo (...) [porque] não se presta ao domínio escolarizado de pontos, deveres e notas” (AMARILHA, 1997, p.49). Decidiu-se reunir e refletir sobre os trabalhos acerca da literatura para crianças na escola, elaborados durante os trinta anos do Congresso de Leitura do Brasil (COLE), um evento nacional que, desde seu início em 1978, se dedica a pensar sobre o tema da leitura. Optou-se por realizar o esforço de analisar o movimento dessas reflexões ao longo do tempo, de forma a compreender os diferentes aspectos e significados que a discussão foi assumindo. A pesquisa se divide em dois momentos: num primeiro, buscou-se realizar uma “varredura“ nos materiais produzidos sobre os COLE’s, disponíveis na sede da Associação de Leitura do Brasil, de forma a organizar e classificar os diferentes e variados documentos existentes, bem como digitalizar os materiais (os primeiros ainda estavam apenas impressos) para disponibilizá-los no site da associação, buscando com isso facilitar a pesquisa de todos sobre eles e divulgar melhor os muitos conhecimentos produzidos no Congresso de Leitura. Num segundo momento o trabalho se voltou apenas para os programas e anais do evento, visando construir uma visão do tipo “Estado da Arte” para o tema da literatura para crianças em sua relação com a escola, nos períodos da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental. Teve como objetivo analisar como este espaço de reflexão e produção de conhecimento se construiu nesse evento, procurando compreender: a) desde quando este assunto está presente nos congressos; b) de que modo e em que dimensão; c) quais as contribuições que os COLEs trouxeram sobre este tema.

Texto completo em PDF -. Clique para visualizar.