LEITURA NA SALA DE AULA : ANÁLISE
DE ATIVIDADES DE LEITURA DESENVOLVIDAS
POR UMA PROFESSORA NOS ANOS INICIAIS DE
ESCOLARIZAÇÃO
Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
Tese de Doutorado
Data de início: março de 2012
Resumo: Esta
pesquisa tem como objetivo analisar as
atividades de leitura, consideradas de
sucesso, desenvolvidas por uma
professora da Rede Municipal de
Campinas, com alunos dos anos iniciais
do Ensino Fundamental, em processo de
alfabetização. Baseando-se na abordagem
histórico-cultural, pretende-se analisar
o processo pedagógico, através do
detalhamento das atividades de leitura,
desenvolvidas em sala de aula,
considerando a medição do professor na
aquisição das práticas de leitura pelos
alunos. A pesquisa será realizada
metodologicamente a partir da abordagem
qualitativa, com ênfase em observação de
campo, entrevistas e registros
descritivos das atividades.
Palavras-chave: leitura-
escolarização - formação do leitor.
|