COORDENADORES E ALFABETIZADORES:
REALIDADES E DESAFIOS NO ESPAÇO DE TRABALHO COLETIVO

Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
Tese de Doutorado
Data de início: fevereiro de 2013

Resumo: Este projeto propõe uma investigação sobre o tema "Coordenadores e Alfabetizadores: realidades e desafios no espaço de trabalho coletivo" e tem como propósito geral compreender e identificar como verdadeiramente se instituem as práticas coletivas no interior das instituições escolares e qual o papel/modelo de coordenação que vigora neste espaço, pretendendo também colaborar com o aprimoramento destes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que intenciona utilizar-se da pesquisa-ação como instrumento de análise e intervenção na realidade do trabalho coletivo na escola, assim como ancorar-se na abordagem Histórico-Cultural, considerando a relevância do que tem sido produzido por esta perspectiva na compreensão da natureza do desenvolvimento humano, do significado da ação coletiva e do papel do "outro" na constituição do sujeito.
Palavras-chave: trabalho coletivo- coordenadores- formação de alfabetizadores