Antonia Shirley Rovere Capellato

FORMAÇÃO DE LEITORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE VALINHOS

Orientadora: Norma Sandra de Almeida Ferreira
Trabalho de Conclusão de Curso

Resumo: Defendendo a importância da leitura na vida atual das pessoas tanto para a aquisição de informações, quanto para sua fruição e entretenimento e, ainda, para um significativo posicionamento diante do mundo moderno, desenvolvemos uma investigação sobre leitura em uma sala do Ciclo I Nível II. O que é feito e como se trabalha a leitura em sala de aula? Quais são as propostas de atividades desenvolvidas com as crianças que lhe proporcionam o interesse pela leitura? Nossa pesquisa procura não apenas apontar problemas, mas principalmente conhecer trabalhos possíveis de serem realizados para melhorar a prática pedagógica na construção do hábito e do desejo de ler. Num primeiro momento fizemos leitura a partir de uma bibliografia sobre esta temática e elaboramos dois questionários, um respondido pelos pais e o outro pelas crianças e também uma entrevista com a professora da sala em questão. Foram feitas observações de sala de aula e anotações em um diário de campo das atividades desenvolvidas em relação à leitura. Concluímos que muitos trabalhos diferenciados estão sendo realizados com os alunos em salas de aulas e que o envolvimento de fato da escola coletivamente e de forma planejada com a educação dos leitores consegue apresentar mudanças significativas.