- IMPACTOS DE PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS
- CENTRADAS NO LETRAMENTO EM
CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
Dissertação de Mestrado
Concluído: fevereiro de 2011
Resumo: De
acordo com o modelo tradicional de
alfabetização, a escrita é compreendida
como um código de transcrição da fala, e
as atividades pedagógicas visam
exclusivamente o domínio deste código.
Entretanto, segundo a perspectiva de
letramento, não basta apenas saber ler e
escrever, ou seja, decodificar o sistema
da escrita; é preciso também saber fazer
uso do mesmo, de acordo com as próprias
necessidades e com as demandas da
sociedade. Neste sentido, cabe à
educação infantil possibilitar às
crianças a participação no mundo da
escrita, envolvendo-as em práticas
sociais de leitura e escrita. Assim, a
presente pesquisa teve como objetivo
descrever e analisar as práticas
pedagógicas de letramento realizadas por
uma professora de educação infantil e
identificar os possíveis impactos dessas
práticas na relação dos alunos com a
escrita, fora do ambiente escolar. A
metodologia deste estudo é de natureza
qualitativa, com características
etnográficas. A coleta de dados foi
realizada em uma escola particular de
Campinas, e incluiu observações
participantes em uma classe de educação
infantil, com crianças de 4 a 5 anos.
Envolveu as observações da pesquisadora,
registradas em um diário de campo, e
entrevistas com a professora da classe e
com os pais dos alunos. A análise dos
dados foi realizada de acordo com
estudos sobre alfabetização e letramento
e com o referencial histórico-cultural.
Baseando-se nos dados analisados,
concluímos que esta escola, como
instituição historicamente legitimada
para o ensino da linguagem escrita,
desempenhou um papel fundamental na
formação de leitores e produtores de
textos. A qualidade da mediação do
professor foi essencial para garantir a
aprendizagem e o desenvolvimento dos
alunos com relação à escrita, além da
aproximação afetiva dos mesmos com esse
objeto de conhecimento.
Palavras-chaves: letramento -
alfabetização - perspectiva
histórico-cultural - mediação - educação
infantil
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