Carla Fernanda Brito Bispo

ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NA ALFABETIZAÇÃO:
UMA TRAMA DE MÚLTIPLOS FIOS E ALGUNS NÓ

Orientador: Heloísa Andréia de Matos Lins
Data de conclusão: 2013

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as práticas de escolarização da literatura infantil em uma sala de 1º Ano do Ensino Fundamental e suas relações com as experiências de leitura e de formação docente que uma professora alfabetizadora teve ao longo da sua trajetória de vida e também identificar qual a percepção dos alunos sobre essas experiências de leituras desenvolvidas no contexto escolar. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, em uma escola da rede estadual situada em uma região periférica da cidade de Campinas, interior de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que adotou como um dos instrumentos básicos para a coleta de dados a observação participante (em sala de aula e na sala de leitura) e entrevistas semi-estruturadas com a professora alfabetizadora. O referencial teórico dessa investigação é constituído por diversos autores que discutem as relações entre leitura, literatura e escolarização, como Zilberman (2003), Paulino (2008), Soares (1999), Cosson (2012), Ferreira (2012), entre outros. O procedimento de categorização e análise dos dados coletados nesta investigação deu-se através do trabalho com núcleos de significação. De modo geral, a pesquisa aponta determinadas relações da trajetória de leitura e de formação docente dessa professora alfabetizadora com as suas práticas de formação de leitores. Além disso, destaca-se certas peculiaridades desse processo de formação do leitor literário, indicando algumas possibilidades de atuação para a adequada escolarização da literatura e as práticas que se deveriam evitar no contexto escolar, para a formação de crianças leitoras em processo de alfabetização. Nessa perspectiva, ressalta-se que a escola deve privilegiar uma abordagem do texto literário que proporcione aos alunos uma experiência pessoal, de descobertas, de maravilhamento, enfim, das possibilidades de viver profundamente tudo o que a literatura pode provocar em que a lê.
Palavras-chave:
escolarização da literatura infantil; letramento literário; alfabetização; experiências de leitura e formação docente; formação de leitores.

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