- ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA
INFANTIL NA ALFABETIZAÇÃO:
- UMA TRAMA DE MÚLTIPLOS FIOS E
ALGUNS NÓ
Orientador: Heloísa Andréia de
Matos Lins
Data de conclusão: 2013
Resumo: Esta
pesquisa teve como objetivo descrever e
analisar as práticas de escolarização da
literatura infantil em uma sala de 1º
Ano do Ensino Fundamental e suas
relações com as experiências de leitura
e de formação docente que uma professora
alfabetizadora teve ao longo da sua
trajetória de vida e também identificar
qual a percepção dos alunos sobre essas
experiências de leituras desenvolvidas
no contexto escolar. Para tanto, foi
realizado um estudo de caso, em uma
escola da rede estadual situada em uma
região periférica da cidade de Campinas,
interior de São Paulo. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa, que adotou como um
dos instrumentos básicos para a coleta
de dados a observação participante (em
sala de aula e na sala de leitura) e
entrevistas semi-estruturadas com a
professora alfabetizadora. O referencial
teórico dessa investigação é constituído
por diversos autores que discutem as
relações entre leitura, literatura e
escolarização, como Zilberman (2003),
Paulino (2008), Soares (1999), Cosson
(2012), Ferreira (2012), entre outros. O
procedimento de categorização e análise
dos dados coletados nesta investigação
deu-se através do trabalho com núcleos
de significação. De modo geral, a
pesquisa aponta determinadas relações da
trajetória de leitura e de formação
docente dessa professora alfabetizadora
com as suas práticas de formação de
leitores. Além disso, destaca-se certas
peculiaridades desse processo de
formação do leitor literário, indicando
algumas possibilidades de atuação para a
adequada escolarização da literatura e
as práticas que se deveriam evitar no
contexto escolar, para a formação de
crianças leitoras em processo de
alfabetização. Nessa perspectiva,
ressalta-se que a escola deve
privilegiar uma abordagem do texto
literário que proporcione aos alunos uma
experiência pessoal, de descobertas, de
maravilhamento, enfim, das
possibilidades de viver profundamente
tudo o que a literatura pode provocar em
que a lê.
Palavras-chave: escolarização da
literatura infantil; letramento
literário; alfabetização; experiências
de leitura e formação docente; formação
de leitores.
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íntegra -
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