LEITURA E ENVOLVIMENTO:
a escola, a biblioteca e o professor na construção das relações entre leitores e livros

Campinas, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 2006. (Dissertação de Mestrado)
Orientador: Lílian Lopes Martin da Silva
Dissertação de Mestrado

Resumo: Com o intuito de entender as circunstâncias através das quais os vínculos entre sujeitos e livros são construídos ao longo do processo escolar de formação de leitores, esta pesquisa dedicou-se a investigar os determinantes de algumas práticas em torno da leitura nos contextos em que se produzem as relações entre sujeitos e textos, especialmente no interior das escolas e bibliotecas escolares. Em seu desenrolar, esta pesquisa buscou criar pontes entre estudos relevantes acerca da leitura e da formação de leitores, procurando apresentar e discutir as circunstâncias em que se realizam o contato e a convivência entre sujeitos e textos nos espaços de formação de leitores, com o objetivo de melhor compreendermos a que se prestam as políticas públicas de leitura, as práticas escolares voltadas à formação de leitores e os ritos culturais em torno do livro e das formas de ler, deslindando as reais condições em que se dá a construção das relações entre leitores e livros na escola pública estadual. A percepção dos aspectos circunstanciais em que se desenrolam os papéis das políticas públicas de fomento ao livro e à leitura, bem como os da escola, da biblioteca e do professor é fundamental para a ampliação do universo de conhecimentos acerca das práticas escolares de formação de leitores e possibilitará outras reflexões sobre as relações entre os sujeitos e a cultura, através da leitura e dentro da escola, aqui abordada enquanto um espaço no qual leitores e leituras aprendem a conviver; o que implica a necessidade de se investir tanto no desenvolvimento objetivo das competências e habilidades necessárias à leitura, quanto no envolvimento subjetivo entre leitores e livros.

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