ENTRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES:
UM ESTUDO SOBRE ASPECTOS DA LEITURA NA UNIVERSIDADE

Orientadora: Lílian Lopes Martin da Silva
Dissertação de Mestrado - Educação

Resumo: O presente trabalho pretende investigar alguns aspectos da leitura dos alunos ingressantes no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas. Para isto, lanço mão de alguns elementos teórico-metodológicos propostos por estudos ligados à história cultural que me inspiram a falar da leitura como uma prática plural e que, por isso, pode ser compreendida nas suas variações, nas suas diferenças e nos seus contrastes. Esta compreensão mais alargada do fenômeno foi fundamental não apenas no processo de ressignificação de minha posição frente à leitura, como também no delineamento de uma rota de investigação que, apoiada nas idéias de Chartier (1990, 1991, 1994), tenta tematizá-la no interior de uma tensão que envolve os seus dois campos de pulsação: o da produção e o da recepção. Dentro desta perspectiva, estou considerando que, no espaço da universidade, a tensão entre dois pólos da leitura se presentifica nas distâncias e proximidades que existem entre as leituras pretendidas e imaginadas pelos professores e aquelas efetivamente praticadas pelos leitores. No pólo da produção, os professores agenciam uma série de operações que, baseadas em certas imagens de leitura e de leitores, visam à efetivação de determinados modos de ler os textos que eles propõem. Em contrapartida, no pólo da recepção, os leitores se apropriam dos textos e, valendo-se de uma certa liberdade, acabam muitas vezes realizando leituras que fogem àquelas que foram imaginadas, previstas e desejadas no pólo da produção. Deste modo, percorro depoimentos de professores e alunos, textos e planos de ensino na tentativa de me aproximar destes dois pólos, a fim de inventariar o universo das leituras previstas e organizadas por um certo grupo de professores para um certo grupo de alunos dentro de um certo tempo, e, ao mesmo tempo, de mapear o universo de leituras realizadas/praticadas pelos alunos.

Texto completo em PDF. Clique para visualizar.