CIRCUITO DO LIVRO ESCOLAR:
ELEMENTOS PARA A COMPREENSÃO DE SEU FUNCIONAMENTO
NO CONTEXTO ESCOLAR AMAZONENSE 1852-1910

Carlos Humberto Alves Correa
Orientador: Prof.ª Lílian Lopes Martin da Silva
Tese de Doutorado

Resumo: Este trabalho incide sobre a história dos livros escolares tomando como objeto de análise o funcionamento do circuito que foi organizado em torno deles ao longo da segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX no contexto escolar amazonense. Nos últimos anos tem crescido o número de estudos que tomam a história do livro e das edições didáticas como objeto de investigação. O campo da história da educação tem sido um campo especialmente fértil para o desenvolvimento dessa produção, uma vez que novos interesses e interrogações passaram a orientar o trabalho dos pesquisadores em relação a esse gênero de livro. É no interior deste contexto de produção que este trabalho se inscreve. Para o seu desenvolvimento priorizou-se o modelo de análise proposto por Robert Darnton (1990) ao examinar o circuito de comunicação percorrido pelos livros nas diferentes fases que marcam sua existência: produção, difusão e consumo. Operando com um conjunto diversificado de fontes, o trabalho evidenciou algumas facetas do circuito do livro escolar no Amazonas colocando em cena aspectos até então pouco conhecidos, tais como: os sujeitos, as práticas e os dispositivos que estiveram envolvidos na dinâmica de funcionamento deste circuito.