Carmem Lúcia Faraco Rodrigues

A LEITURA NA FORMAÇÃO BÁSICA DO PEDAGOGO: REFLEXÃO E PROPOSTA

Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
Dissertação de Mestrado - Educação

Resumo: A presente pesquisa se situa no interior da problemática da formação do leitor/professor/aluno do curso de pedagogia e o seu compromisso na formação de outros leitores. O trabalho foi realizado com um grupo de alunas do Instituto de Ensino Superior de Mococa. Para isto, retomou-se o percurso das histórias de vida, com o objetivo de chegar às histórias de leitura e de leitores, tendo como apoio os referenciais teóricos de Roger Chartier e António Nóvoa, no que se refere às práticas de leitura e à construção da profissão docente. Da exposição dos sujeitos a situações de leitura pretendeu-se chegar a uma ressignificação do leitor/professor e do seu papel na formação de outros leitores. O processo exigiu que se passasse pela discussão práticas de leitura instaladas no curso de pedagogia, donde emergiram alguma questões: a maneira de apropriação do texto pelo aluno, a história individual de leitura e a possibilidade/compromisso de formar leitores num curso de terceiro grau.

Texto completo em PDF. Clique para visualizar.