Cíntia Wolf do Amaral

ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA

Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
Dissertação de Mestrado

Resumo: Esta pesquisa tem como referencial teórico as idéias de Paulo Freire, que considera a alfabetização como parte integrante do processo político/educativo de desenvolvimento da consciência crítica dos educandos. Neste sentido, pretendeu identificar e analisar práticas pedagógicas constituintes de um processo de alfabetização com crianças desenvolvido nesta perspectiva. Para este fim, foram coletados dados em uma sala de primeiro ano de uma escola particular de Campinas. Os dados foram obtidos através de sessões de observação em sala, que permitiram a descrição das atividades onde houvesse produção de texto pelos alunos, e sessões de autoscopia, as quais possibilitaram coletar dados sobre as concepções da professora envolvida neste processo. A análise dos dados permitiu uma reflexão sobre o papel do professor como mediador neste processo, do aluno como indivíduo reflexivo e ativo em sua aprendizagem e do texto como ponto de partida e chegada do processo de alfabetização, cujos temas possibilitam a análise dos conflitos e contradições das relações sociais, capacitando os educandos para a apreensão crítica da realidade.

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