Clarisa Terezinha Guerra

O ENSINO DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES - CONSTITUIÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA

Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
Tese de Doutorado

Resumo: Este estudo procurou investigar a contribuição do ensino de Psicologia na formação inicial de professores, focalizando o processo de constituição dos conhecimentos sobre aprendizagem e desenvolvimento por estudantes de licenciatura. Os dados foram obtidos na interação com uma amostra selecionada de sujeitos, constituída por 22 estudantes, com e sem experiência docente, em uma instituição pública de ensino superior. A partir da realização de entrevistas semi-estruturadas, das anotações do diário da pesquisadora e dos sujeitos e da seleção de documentos, foi efetuada a análise do conteúdo do material. Os resultados evidenciaram que os sujeitos possuem expectativas e conhecimentos prévios sobre aprendizagem e desenvolvimento, que são ressignificados de acordo com as condições objetivas oferecidas pelo ensino da disciplina, encontrando sentido nas experiências da história individual de cada estudante. O entendimento dos sujeitos tem implicações nas concepções sobre o encaminhamento de situações de ensino, o que permite concluir que a melhoria do processo de formação docente pode reverter-se em benefício da escolarização básica.

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