PRODUÇÃO DE TEXTOS:
UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE 2ª SÉRIE

Orientadora: Lilian Lopes Martin da Silva
Trabalho de Conclusão de Curso

Resumo: Trabalho que é fruto das inquietações da autora como aluna do Curso de Pedagogia e simultaneamente professora de alunos de uma 2ª série do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública municipal da cidade de Santa Bárbara d´Oeste - SP. Motivada pelo desejo de desenvolver um trabalho que trouxesse contribuições à prática docente, a autora realizou uma pesquisa em torno de algumas experiências de escrita vivenciadas por ela e uma turma de 34 alunos, para a qual lecionou no ano de 2003. O material de análise foi coletado a partir de 41 (quarenta e um) cadernos de 29 (vinte e nove) alunos que freqüentaram a 2a série A durante todo o ano letivo de 2003. Doze desses alunos utilizaram dois cadernos no decorrer do ano, o que justifica o número maior de cadernos que de alunos.Também fizeram parte desse material 74 (setenta e quatro) cartas, cartões e bilhetes escritos pelos alunos para a professora no decorrer do ano e outros textos avulsos produzidos em grupo ou individualmente em sala de aula. São as experiências positivas que surgiram deste trabalho pedagógico e os resultados que foram possibilitados por ele que se pretende compartilhar nessa reflexão de conclusão de curso. Para isso, selecionou-se, das propostas e atividades realizadas com essa turma de 2a série, aquelas que pareceram ter melhor alcançado os resultados pretendidos no decorrer do ano letivo.Colocou-se, para o trabalho de pesquisa as seguintes questões : De que maneira é possível, no contexto da escola pública brasileira, que a prática pedagógica favoreça a relação dos alunos com a escrita, capacitando-os a usá-la com autonomia e como instrumento para tornarem-se sujeitos ativos na sociedade em que vivem? De que formas o professor, numa situação escolar real, pode favorecer essas relações? Como as propostas de produção de textos e as intervenções realizadas pela professora podem atuar no sentido de facilitar e desenvolver a competência de escrita nos alunos?

Texto completo em PDF. Clique para visualizar.