PRÁTICAS DE LEITORES EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR

Orientadora:  Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
Tese de Doutorado
Data de inicio: março de 2016

Resumo: Essa pesquisa tem como propósito compreender as práticas de leitura realizadas por um grupo de alunos em uma biblioteca escolar. Propõe uma aproximação desses leitores através de procedimentos como análise documental, entrevistas e observação direta de práticas de leitura dos pesquisados. Parte-se do pressuposto de que existe um distanciamento entre as escolhas de livros feitas pelo professor e os usos idealizados por autores e editores da prática efetivamente realizada pelos alunos nesta biblioteca. Pretende-se responder a questões como: por que há esse distanciamento entre as escolhas de livros feitas pelos professores e pelos alunos desta escola? Como e por quais motivos os alunos selecionam seus livros preferidos para leitura? De que formas os alunos utilizam os livros que escolhem? Fundamentada na perspectiva da História Cultural, principalmente nas contribuições de Chartier (1990, 1999, 2001, 2004) e de Certeau (1994), e nos estudos de Bakhtin (1997, 2004) esta proposta vem somar-se a um conjunto de pesquisas que busca compreender a leitura como uma prática plural e heterogênea, reveladora em cada situação singular, de modalidades compartilhadas de leitura por determinados grupos, ao mesmo tempo disciplinadas pelo contexto no qual estão inseridas e por outro lado, inventivas, criadoras de novas formas de ler.
Palavras-Chave: Práticas de leitura. Leitores. Biblioteca.