PRÁTICAS DE LEITORES EM UMA
BIBLIOTECA ESCOLAR
Orientadora: Cláudia Beatriz de
Castro Nascimento Ometto
Tese de Doutorado
Data de inicio: março de 2016
Resumo: Essa
pesquisa tem como propósito compreender
as práticas de leitura realizadas por um
grupo de alunos em uma biblioteca
escolar. Propõe uma aproximação desses
leitores através de procedimentos como
análise documental, entrevistas e
observação direta de práticas de leitura
dos pesquisados. Parte-se do pressuposto
de que existe um distanciamento entre as
escolhas de livros feitas pelo professor
e os usos idealizados por autores e
editores da prática efetivamente
realizada pelos alunos nesta biblioteca.
Pretende-se responder a questões como:
por que há esse distanciamento entre as
escolhas de livros feitas pelos
professores e pelos alunos desta escola?
Como e por quais motivos os alunos
selecionam seus livros preferidos para
leitura? De que formas os alunos
utilizam os livros que escolhem?
Fundamentada na perspectiva da História
Cultural, principalmente nas
contribuições de Chartier (1990, 1999,
2001, 2004) e de Certeau (1994), e nos
estudos de Bakhtin (1997, 2004) esta
proposta vem somar-se a um conjunto de
pesquisas que busca compreender a
leitura como uma prática plural e
heterogênea, reveladora em cada situação
singular, de modalidades compartilhadas
de leitura por determinados grupos, ao
mesmo tempo disciplinadas pelo contexto
no qual estão inseridas e por outro
lado, inventivas, criadoras de novas
formas de ler.
Palavras-Chave: Práticas de
leitura. Leitores. Biblioteca.
|