INCLUSÃO E DIFERENÇAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: representações sociais de gestores e professores

Orientadora: Heloisa Andreia de Matos Lins
Início da pesquisa: março de 2016

Resumo: O projeto se propõe a investigar as representações sociais de gestores e professores que atuam na educação infantil, com a faixa etária de quatro a seis anos de idade, em escolas da microrregião de Mogi Mirim, a respeito da inclusão e das diferenças. Objetiva identificar e mapear as representações sociais desses sujeitos a respeito da temática apresentada, discutindo os resultados de forma a confrontá-los com outras pesquisas, ampliando os conhecimentos a respeito dos temas em questão. A intenção é observar as representações sociais através da Teoria de Representações Sociais, utilizando uma abordagem qualitativa de tipo estudo de caso coletivo (STAKE, 1995 apud ANDRÉ, 2005). Pretende-se recolher os dados através de entrevistas com roteiros pré-estabelecidos e analisar as informações obtidas através do arranjo por núcleos de significação (VIANNA, 2010).
Palavras-chave: representações sociais; educação infantil; diferenças; inclusão/exclusão.