A BIBLIOTECA ESCOLAR:
O ACERVO DE LITERATURA INFANTIL E AS PRÁTICAS DE LEITURA

Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
Data de conclusão: julho de 2011

Resumo: A política cultural e educacional no Brasil, nos últimos anos, tem se empenhado em difundir o gosto pela leitura de literatura por intermédio da ação das escolas, patrocinando programas de acesso aos livros. Diante desse contexto, o presente trabalho possui como tema a Biblioteca Escolar, o acervo de literatura infantil que ela possui e as práticas de leituras que nela são desenvolvidas. Este estudo pretende descrever e analisar a constituição de uma biblioteca escolar, com o objetivo de compreender os modos como ela dispõe e se estrutura fisicamente, os usos que faz do espaço e as ações de propagação e incentivo à leitura de livros de literatura para os jovens leitores que cursam do 1º ao 5º ano. Para tal proposta se estabelece as seguintes questões norteadoras: Como se configura o acervo da literatura? Esse acervo é atual, é diversificado, é pouco ou muito? Ele está disposto e acessível ao leitor? Que obras se encontram disponíveis? Como elas “ganham vida” no encontro leitores e livros? Com que freqüência e de que modo as crianças procuram os livros? Quais os livros mais lidos pelas crianças? Quem é o responsável por este espaço e por incentivar determinadas práticas de leitura? A partir das observações do espaço físico e das ações que permeiam uma biblioteca escolar é possível destacar o lugar que um bibliotecário ocupa dentro de uma instituição escolar, como também a importância das bibliotecas escolares e como as diferentes formas de organização podem influenciar ou contribuir para a formação de leitores.
Palavras-chave: Biblioteca, literatura infantil, acervo, leitores.