- A BIBLIOTECA ESCOLAR:
- O ACERVO DE LITERATURA INFANTIL
E AS PRÁTICAS DE LEITURA
Orientador: Norma Sandra de
Almeida Ferreira
Data de conclusão: julho de 2011
Resumo: A
política cultural e educacional no
Brasil, nos últimos anos, tem se
empenhado em difundir o gosto pela
leitura de literatura por intermédio da
ação das escolas, patrocinando programas
de acesso aos livros. Diante desse
contexto, o presente trabalho possui
como tema a Biblioteca Escolar, o acervo
de literatura infantil que ela possui e
as práticas de leituras que nela são
desenvolvidas. Este estudo pretende
descrever e analisar a constituição de
uma biblioteca escolar, com o objetivo
de compreender os modos como ela dispõe
e se estrutura fisicamente, os usos que
faz do espaço e as ações de propagação e
incentivo à leitura de livros de
literatura para os jovens leitores que
cursam do 1º ao 5º ano. Para tal
proposta se estabelece as seguintes
questões norteadoras: Como se configura
o acervo da literatura? Esse acervo é
atual, é diversificado, é pouco ou
muito? Ele está disposto e acessível ao
leitor? Que obras se encontram
disponíveis? Como elas “ganham vida” no
encontro leitores e livros? Com que
freqüência e de que modo as crianças
procuram os livros? Quais os livros mais
lidos pelas crianças? Quem é o
responsável por este espaço e por
incentivar determinadas práticas de
leitura? A partir das observações do
espaço físico e das ações que permeiam
uma biblioteca escolar é possível
destacar o lugar que um bibliotecário
ocupa dentro de uma instituição escolar,
como também a importância das
bibliotecas escolares e como as
diferentes formas de organização podem
influenciar ou contribuir para a
formação de leitores.
Palavras-chave: Biblioteca,
literatura infantil, acervo, leitores.
|