- AFETIVIDADE E SUBJETIVIDADE:
A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
NA EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS
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- Orientador:
Sérgio Antonio da Silva Leite
Tese de doutorado
- Início: março de 2014
Resumo: O
projeto de pesquisa propõe-se a estudar
como os impactos afetivos produzidos por
práticas pedagógicas são internalizados
nas zonas de sentido, construindo novos
significados e modificando a identidade
subjetiva de alunos adultos em processo
de alfabetização. O trabalho de pesquisa
neste campo foi iniciado durante a
graduação, com Iniciação Científica e
TCC, e aprofundado no mestrado. Tais
pesquisas foram desenvolvidas na
Faculdade de Educação da UNICAMP. No
doutorado, pretende-se identificar a
repercussão da construção de novos
sentidos e significados decorrentes do
processo de inserção nas práticas
sociais de leitura e escrita, resultando
em novas constituições subjetivas para
os sujeitos adultos. O estudo toma por
base a abordagem histórico-cultural,
pautando-se em dois conceitos
importantes da teoria de Vygotsky (1998)
– sentidos e significados– visando
delinear uma compreensão da forma como a
afetividade integra-se ao processo de
desenvolvimento humano, principalmente
na construção dos sentidos, individuais
e únicos para cada pessoa, constitutivos
da sua identidade subjetiva, impactando
nos significados, socialmente
compartilhados. Pauta- se, igualmente,
nas contribuições de Wallon (1968) para
o estudo da dimensão afetiva humana. A
coleta de dados será baseada na
metodologia qualitativa, com a
realização de entrevistas e com o
procedimento de autoscopia, no qual o
sujeito confronta-se com sua imagem
vídeo-gravada e é incentivado, pelo
pesquisador, a verbalizar sobre os
sentimentos vivenciados na situação em
tela, gerando os dados primários. Tais
dados serão transcritos e agrupados em
núcleos de significação, propondo-se a
identificar os diversos sentidos
construídos pelos sujeitos no processo
vivenciado. Pretende-se, igualmente,
abordar como a construção de novos
sentidos e significados para alunos
adultos em processo de alfabetização,
resultaem uma compreensão de si como
sujeitos ativos e capazes, tornando-os
fatores potenciais de transformação em
suas comunidades. A partir de tal
proposta, pode-se sinalizar a relevância
do estudo por corroborar com concepções
que defendem a educação como instrumento
de mudança de uma realidade social
injusta.
Palavras-chave: Afetividade,
Subjetividade, Sentidos e Significados,
Educação de Jovens e Adultos.
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