Daniela Gobbo Donadon

AFETIVIDADE E SUBJETIVIDADE:
A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
 
Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
Tese de doutorado
Início: março de 2014

Resumo: O projeto de pesquisa propõe-se a estudar como os impactos afetivos produzidos por práticas pedagógicas são internalizados nas zonas de sentido, construindo novos significados e modificando a identidade subjetiva de alunos adultos em processo de alfabetização. O trabalho de pesquisa neste campo foi iniciado durante a graduação, com Iniciação Científica e TCC, e aprofundado no mestrado. Tais pesquisas foram desenvolvidas na Faculdade de Educação da UNICAMP. No doutorado, pretende-se identificar a repercussão da construção de novos sentidos e significados decorrentes do processo de inserção nas práticas sociais de leitura e escrita, resultando em novas constituições subjetivas para os sujeitos adultos. O estudo toma por base a abordagem histórico-cultural, pautando-se em dois conceitos importantes da teoria de Vygotsky (1998) – sentidos e significados– visando delinear uma compreensão da forma como a afetividade integra-se ao processo de desenvolvimento humano, principalmente na construção dos sentidos, individuais e únicos para cada pessoa, constitutivos da sua identidade subjetiva, impactando nos significados, socialmente compartilhados. Pauta- se, igualmente, nas contribuições de Wallon (1968) para o estudo da dimensão afetiva humana. A coleta de dados será baseada na metodologia qualitativa, com a realização de entrevistas e com o procedimento de autoscopia, no qual o sujeito confronta-se com sua imagem vídeo-gravada e é incentivado, pelo pesquisador, a verbalizar sobre os sentimentos vivenciados na situação em tela, gerando os dados primários. Tais dados serão transcritos e agrupados em núcleos de significação, propondo-se a identificar os diversos sentidos construídos pelos sujeitos no processo vivenciado. Pretende-se, igualmente, abordar como a construção de novos sentidos e significados para alunos adultos em processo de alfabetização, resultaem uma compreensão de si como sujeitos ativos e capazes, tornando-os fatores potenciais de transformação em suas comunidades. A partir de tal proposta, pode-se sinalizar a relevância do estudo por corroborar com concepções que defendem a educação como instrumento de mudança de uma realidade social injusta.
Palavras-chave: Afetividade, Subjetividade, Sentidos e Significados, Educação de Jovens e Adultos.