AFETIVIDADE E CONDIÇÕES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
 
Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
Dissertação de Mestrado
Conclusão: 30/07/2013

Resumo: A presente pesquisa pretende analisar os impactos afetivos, vivenciados por alunos adultos, produzidos pelas práticas pedagógicas do professor durante o processo de alfabetização, em uma sala de EJA – Educação de Jovens e Adultos. Propõe investigar a dimensão afetiva na mediação pedagógica, bem como sua repercussão para os sujeitos envolvidos, buscando compreender e descrever o papel da afetividade no desenvolvimento humano, em especial, nos aspectos relacionados com a leitura e a escrita. Procura compreender como tais experiências afetivas impactam na construção da subjetividade humana. As bases teóricas fixam-se na área da Psicologia, na abordagem Histórico-Cultural, principalmente em Vygotsky (1998), e nas contribuições de Wallon (1968) sobre o desenvolvimento humano. Assume-se, como pressuposto teórico, que o processo de mediação pedagógica, desenvolvido pelo professor em sala de aula, é marcadamente afetivo, podendo produzir movimentos de aproximação ou de afastamento entre o aluno e os objetos de conhecimento em questão. Na coleta de dados, segundo a metodologia qualitativa, utilizou-se o procedimento de autoscopia, no qual o sujeito confronta-se com sua imagem videogravada e é incentivado, pelo pesquisador, a verbalizar sobre os seus sentimentos vivenciados na situação em tela. A partir das verbalizações geradas, são construídos núcleos temáticos que possibilitam identificar os diversos sentidos constituídos pelos sujeitos, a partir das práticas pedagógicas vivenciadas em sala de aula. Sua pertinência firma-se na relevância social do tema e na possibilidade de contribuir para ampliar o conhecimento de temática que vem ganhando visibilidade entre as pesquisas em educação.
Palavras-chave: afetividade, aprendizagem, educação de jovens e adultos, práticas pedagógicas.