- AFETIVIDADE
E CONDIÇÕES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS
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- Orientador:
Sérgio Antonio da Silva Leite
Dissertação de Mestrado
- Conclusão:
30/07/2013
Resumo: A
presente pesquisa pretende analisar os
impactos afetivos, vivenciados por
alunos adultos, produzidos pelas
práticas pedagógicas do professor
durante o processo de alfabetização, em
uma sala de EJA – Educação de Jovens e
Adultos. Propõe investigar a dimensão
afetiva na mediação pedagógica, bem como
sua repercussão para os sujeitos
envolvidos, buscando compreender e
descrever o papel da afetividade no
desenvolvimento humano, em especial, nos
aspectos relacionados com a leitura e a
escrita. Procura compreender como tais
experiências afetivas impactam na
construção da subjetividade humana. As
bases teóricas fixam-se na área da
Psicologia, na abordagem
Histórico-Cultural, principalmente em
Vygotsky (1998), e nas contribuições de
Wallon (1968) sobre o desenvolvimento
humano. Assume-se, como pressuposto
teórico, que o processo de mediação
pedagógica, desenvolvido pelo professor
em sala de aula, é marcadamente afetivo,
podendo produzir movimentos de
aproximação ou de afastamento entre o
aluno e os objetos de conhecimento em
questão. Na coleta de dados, segundo a
metodologia qualitativa, utilizou-se o
procedimento de autoscopia, no qual o
sujeito confronta-se com sua imagem
videogravada e é incentivado, pelo
pesquisador, a verbalizar sobre os seus
sentimentos vivenciados na situação em
tela. A partir das verbalizações
geradas, são construídos núcleos
temáticos que possibilitam identificar
os diversos sentidos constituídos pelos
sujeitos, a partir das práticas
pedagógicas vivenciadas em sala de aula.
Sua pertinência firma-se na relevância
social do tema e na possibilidade de
contribuir para ampliar o conhecimento
de temática que vem ganhando
visibilidade entre as pesquisas em
educação.
Palavras-chave: afetividade,
aprendizagem, educação de jovens e
adultos, práticas pedagógicas.
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