GÊNERO GRAPHIC NOVEL: A HIBRIDEZ
LINGUÍSTICA E A EDUCAÇÃO
Orientador: Norma Sandra de Almeida
Ferreira
Dissertação de Mestrado
Início: março de 2014
Resumo: A
pesquisa busca discutir um “novo” gênero
– Graphic Novel – presente nas
bibliotecas escolares e nas aulas de
leitura da Educação Básica, mas pouco
estudado e explorado nas academias.
Também apresentar Will Eisner, autor
criador e importante divulgador do
Graphic Novel e suas obras principais.
A pesquisa – alicerçada nos estudos de
Bakhtin, Chartier, e do próprio Eisner –
discorre sobre a constituição desse
gênero discursivo em sua singularidade
marcada pela imbricada relação entre
linguagem verbal e visual e pela sua
aproximação e distanciamento com outros
gêneros como, por exemplo, a historia em
quadrinhos. Toma como estudo de caso, a
obra “Um Contrato com Deus”, de Will
Eisner, em diferentes edições
brasileiras (1988; 2007).
Palavras-chave: Graphic Novel,
romance gráfico, Leitura
Texto completo em PDF.
Clique aqui para
visualizar
|