GÊNERO GRAPHIC NOVEL: A HIBRIDEZ LINGUÍSTICA E A EDUCAÇÃO

Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
Dissertação de Mestrado

Início: março de 2014

Resumo: A pesquisa busca discutir um “novo” gênero – Graphic Novel – presente nas bibliotecas escolares e nas aulas de leitura da Educação Básica, mas pouco estudado e explorado nas academias. Também apresentar Will Eisner, autor criador e importante divulgador do Graphic Novel e suas obras principais.
A pesquisa – alicerçada nos estudos de Bakhtin, Chartier, e do próprio Eisner – discorre sobre a constituição desse gênero discursivo em sua singularidade marcada pela imbricada relação entre linguagem verbal e visual e pela sua aproximação e distanciamento com outros gêneros como, por exemplo, a historia em quadrinhos. Toma como estudo de caso, a obra “Um Contrato com Deus”, de Will Eisner, em diferentes edições brasileiras (1988; 2007).
Palavras-chave:
Graphic Novel, romance gráfico, Leitura
 

Texto completo em PDF. Clique aqui para visualizar