UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS
ORIENTADAS AO ENSINO DA LEITURA
Orientador: Ezequiel Theodoro
da Silva
TCC
Resumo: Esta pesquisa foi
realizada em uma escola municipal de
Ensino Fundamental I, da cidade de
Vinhedo, e preocupou-se em estudar as
práticas de leitura de professoras
alfabetizadoras e o trabalho docente que
estas desenvolvem para conduzir o ensino
da leitura. Pensando a educação de forma
global, e baseando-se em uma concepção
de leitura que privilegia a formação
social do aluno como leitor e cidadão,
que tem direito à educação de qualidade,
consideramos vital que as práticas do
professor sejam voltadas para um ensino
critico da leitura. Como referenciais
teóricos foram elencados textos de
LAJOLO (1986), MARTINS (1994), FREIRE
(1998) e SILVA (2003), em defesa de uma
educação crítica e de qualidade. A
partir de uma abordagem qualitativa,
conduzimos a pesquisa mediante estudo de
caso, em que 9 professoras de 1º ao 2º
ano participaram de entrevista
estruturada. Após todas as informações
terem sido coletadas com a ajuda de um
gravador, estas foram transcritas e
analisadas. Verificou-se ao final da
análise que embora a leitura seja
valorizada pelos professores, nem sempre
ela acaba sendo uma prática usual,
freqüente ou mesmo corriqueira em suas
vidas. Tal fato parece interferir
diretamente nas práticas de leitura
vivenciadas em sala de aula pelas
docentes e seus alunos, no sentido de
por vezes limitar o universo de
possibilidades de uma maior compreensão
do ato de ler por parte dos alunos.
PALAVRAS-CHAVE: leitura critica;
ensino da leitura; trabalho docente.
Trabalho na
íntegra
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