Driele Ribeiro dos Santos Antonio

UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS ORIENTADAS AO ENSINO DA LEITURA

Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
TCC

Resumo: Esta pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Ensino Fundamental I, da cidade de Vinhedo, e preocupou-se em estudar as práticas de leitura de professoras alfabetizadoras e o trabalho docente que estas desenvolvem para conduzir o ensino da leitura. Pensando a educação de forma global, e baseando-se em uma concepção de leitura que privilegia a formação social do aluno como leitor e cidadão, que tem direito à educação de qualidade, consideramos vital que as práticas do professor sejam voltadas para um ensino critico da leitura. Como referenciais teóricos foram elencados textos de LAJOLO (1986), MARTINS (1994), FREIRE (1998) e SILVA (2003), em defesa de uma educação crítica e de qualidade. A partir de uma abordagem qualitativa, conduzimos a pesquisa mediante estudo de caso, em que 9 professoras de 1º ao 2º ano participaram de entrevista estruturada. Após todas as informações terem sido coletadas com a ajuda de um gravador, estas foram transcritas e analisadas. Verificou-se ao final da análise que embora a leitura seja valorizada pelos professores, nem sempre ela acaba sendo uma prática usual, freqüente ou mesmo corriqueira em suas vidas. Tal fato parece interferir diretamente nas práticas de leitura vivenciadas em sala de aula pelas docentes e seus alunos, no sentido de por vezes limitar o universo de possibilidades de uma maior compreensão do ato de ler por parte dos alunos.
PALAVRAS-CHAVE:
leitura critica; ensino da leitura; trabalho docente.

Trabalho na íntegra