O CORPO E A PALAVRA: ESCRITA, ORALIDADE E PERFORMANCE
NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Orientadora: Lílian Lopes Martin da Silva Dissertação de Mestrado - Educação
Resumo: A partir da montagem de um CD e um sarau de poesia em aulas para alunos do terceiro ciclo do Ensino Fundamental em uma escola particular da cidade de Campinas, trabalhou-se relações entre a palavra, a voz e expressões do corpo. Esta pesquisa procura pensar e narrar atividades de sala de aula que busquem uma visão dinâmica da língua, levando em conta suas relações com diferentes linguagens (som, gesto, imagens). O verbo não pode ser pensado fora desse entrelaçamento, já que a comunicação acontece em situações de produção concreta, nas quais não há separação entre palavras, gestos, sons, etc. Sendo assim, talvez, ao escreverem e lerem seus poemas, os alunos estejam, não só implodindo em palavras instâncias humanas (acontecidas em diferentes linguagens), mas saboreando, tateando, experimentando a produção verbal: manuseio, ofício, tessitura
Texto completo em PDF.
Clique para visualizar.
|