Eliane Porto Di Nucci

PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO:
UM ESTUDO DESCRITIVO

Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
Tese de Doutorado

Resumo: Este trabalho objetivou descrever e analisar as práticas de letramento de jovens do Ensino Médio. Os dados foram coletados através de um questionário, o qual visava descrever as práticas de leitura e escrita, e de entrevistas, que tinham como objetivos explorar as informações já obtidas e explorar as práticas que envolviam os meios de comunicação. Esses dados foram analisados através de análise estatística (Qui-Quadrado) e da análise do conteúdo das respostas. Os resultados mostram que esses jovens reconhecem as funções sociais da leitura e da escrita, embora enfatizem as práticas vinculadas ao contexto escolar. Diante de dificuldades em compreender ou redigir um texto, eles apresentam diferentes estratégias cognitivas e comportamentais. Eles buscam a leitura dos meios comunicação escritos, particularmente jornais e revistas, por auxiliarem na leitura e na escrita. A internet não é citada como prática de letramento. Os meios de comunicação audiovisuais parecem contribuir pouco para a leitura e a escrita. Conclui-se que todas essas práticas contribuem para a inserção social e que os conteúdos acadêmicos devem promover a reflexão crítica e autônoma sobre o mundo letrado para que os jovens possam exercer a cidadania.