OS SENTIDOS PRODUZIDOS PELAS CRIANÇAS E OUTRAS REFLEXÕES A RESPEITO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO

Orientadora: Heloísa Andreia Matos Lins
Data de conclusão: 23/06/2016

Resumo: Nesta pesquisa objetivou-se mapear alguns dos sentidos produzidos pelas crianças da Educação Infantil, a respeito do currículo legal estabelecido. Buscou-se, desta forma, exercitar um olhar mais atento e uma escuta sensível sobre a percepção das crianças diante do seu contexto social e educacional utilizando-se para tanto a metodologia da Pesquisa-ação por meio de uma pesquisa de campo. Neste contexto foram capturados e analisados diversos registros produzidos sobre/pelas crianças que retrataram parte do currículo e cotidiano escolar e, consequentemente da cultura escolar e da infância. Pretendeu-se então desenvolver reflexões nas quais fossem consideradas as crianças como atores principais, políticos e sociais, buscando-se assim compreender alguns aspectos de suas percepções sobre a escola e o currículo, considerando para tanto a cultura da infância. Procurou-se também criar possibilidade de desenvolvimento de uma ação reflexiva e consciente sobre a prática docente, sobre os sentidos externalizados pelas crianças, além de cogitar possíveis alterações nas dinâmicas e práticas que envolvem o dia a dia educacional. Em suma, produziram-se análises relacionando os eventos e registros das crianças ao currículo da educação infantil, à cultura da infância, à cultura escolar, à prática docente e às legislações antigas e atuais que se referem à educação infantil, e diretamente às próprias crianças e docentes envolvidos no cotidiano escolar.
Palavras-chave: Educação infantil, currículo escolar, cultura escolar, infância.

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