OS SENTIDOS PRODUZIDOS PELAS CRIANÇAS
E OUTRAS REFLEXÕES A RESPEITO DO
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM
ESTUDO DE CASO
Orientadora: Heloísa Andreia
Matos Lins
Data de conclusão: 23/06/2016
Resumo: Nesta
pesquisa objetivou-se mapear alguns dos
sentidos produzidos pelas crianças da
Educação Infantil, a respeito do
currículo legal estabelecido. Buscou-se,
desta forma, exercitar um olhar mais
atento e uma escuta sensível sobre a
percepção das crianças diante do seu
contexto social e educacional
utilizando-se para tanto a metodologia
da Pesquisa-ação por meio de uma
pesquisa de campo. Neste contexto foram
capturados e analisados diversos
registros produzidos sobre/pelas
crianças que retrataram parte do
currículo e cotidiano escolar e,
consequentemente da cultura escolar e da
infância. Pretendeu-se então desenvolver
reflexões nas quais fossem consideradas
as crianças como atores principais,
políticos e sociais, buscando-se assim
compreender alguns aspectos de suas
percepções sobre a escola e o currículo,
considerando para tanto a cultura da
infância. Procurou-se também criar
possibilidade de desenvolvimento de uma
ação reflexiva e consciente sobre a
prática docente, sobre os sentidos
externalizados pelas crianças, além de
cogitar possíveis alterações nas
dinâmicas e práticas que envolvem o dia
a dia educacional. Em suma,
produziram-se análises relacionando os
eventos e registros das crianças ao
currículo da educação infantil, à
cultura da infância, à cultura escolar,
à prática docente e às legislações
antigas e atuais que se referem à
educação infantil, e diretamente às
próprias crianças e docentes envolvidos
no cotidiano escolar.
Palavras-chave: Educação
infantil, currículo escolar, cultura
escolar, infância.
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