Orientador: Lílian Lopes Martin da Silva
Dissertação de Mestrado
Resumo: "Como se formou entre pais, alunos e educadores a idéias de que a leitura da literatura deve ser uma experiência obrigatoriamente de prazer dentro do contexto escolar?" Tendo como pressuposto as idéias de Bakhtin de que a força de um discurso está em seu jogo polifônico e de que cada época e cada grupo social tem um repertório discursivo, esta dissertação propôs-se buscar o processo de construção dessa forma de entendimento da leitura, empreendendo uma investigação em discursos produzidos para e por professores da década de 80. Selecionou-se, do amplo campo discursivo dessa área, quinze exemplares da revista "Leitura:Teoria e Prática", publicada pela ALB: Associação de Leitura do Brasil (nº zero ao 14); uma campanha de promoção de leitura, "A Ciranda de Livros", da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil; resumos de dissertações e teses sobre leitura defendidos em 80 e constantes do Catálogo presente no livro " A Pesquisa em Leitura no Brasil (1980-1995) de Norma Sandra de Almeida Ferreira, além de tomar como ponto central as idéias de Roland Barthes sobre o prazer de ler.
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