Flávia Barros

  • IMPACTO AFETIVO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR:
  • O OLHAR DOS ALUNOS

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    Orientador: Sérgio Antônio da Silva Leite
    Tese de Doutorado
    Data de início: fevereiro 2013

    Resumo: Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar os impactos afetivos, positivos ou negativos, das práticas pedagógicas, desenvolvidas por professores de ensino superior, nas relações que se estabelecem entre os alunos e os conteúdos abordados. Será realizado junto a estudantes de cursos de graduação das três áreas de conhecimento (Humanas, Exatas e Biológicas) em uma instituição pública da cidade de Campinas/SP. As bases teóricas utilizadas fixam-se nas ideias de Wallon e Vygotsky que pressupõem que afetividade e inteligência, inter-relacionadas, tornam-se fatores determinantes para o desenvolvimento do indivíduo, atuando na aprendizagem, favorecendo a relação sujeito-objeto. A metodologia de pesquisa adotada será qualitativa e, para tanto, serão utilizadas entrevistas recorrentes com os alunos. Acredita-se que os resultados podem contribuir como alternativa para problematizar os processos de ensino e de aprendizagem no Ensino Superior e para possibilitar aos docentes repensar suas práticas, ressignificando-as em seu contexto de inserção.
    Palavras-chave: Perfil de professor; processos de ensino e de aprendizagem; ensino superior.