IMPACTO AFETIVO DAS PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR:
O OLHAR DOS ALUNOS
Orientador: Sérgio Antônio da
Silva Leite
Tese de Doutorado
Data de início: fevereiro 2013
Resumo: Este
trabalho tem por objetivo descrever e
analisar os impactos afetivos, positivos
ou negativos, das práticas pedagógicas,
desenvolvidas por professores de ensino
superior, nas relações que se
estabelecem entre os alunos e os
conteúdos abordados. Será realizado
junto a estudantes de cursos de
graduação das três áreas de conhecimento
(Humanas, Exatas e Biológicas) em uma
instituição pública da cidade de
Campinas/SP. As bases teóricas
utilizadas fixam-se nas ideias de Wallon
e Vygotsky que pressupõem que
afetividade e inteligência,
inter-relacionadas, tornam-se fatores
determinantes para o desenvolvimento do
indivíduo, atuando na aprendizagem,
favorecendo a relação sujeito-objeto. A
metodologia de pesquisa adotada será
qualitativa e, para tanto, serão
utilizadas entrevistas recorrentes com
os alunos. Acredita-se que os resultados
podem contribuir como alternativa para
problematizar os processos de ensino e
de aprendizagem no Ensino Superior e
para possibilitar aos docentes repensar
suas práticas, ressignificando-as em seu
contexto de inserção.
Palavras-chave: Perfil de
professor; processos de ensino e de
aprendizagem; ensino superior.
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