AS LIÇÕES DE MENINICE: um estudo
sobre as representações de livro de
leitura inscritas na série graduada
Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga
Fleury
Orientadora: Norma Sandra de
Almeida Ferreira
Conclusão: dezembro de 2013
Resumo: Com o
intuito de investigar, relacionar e
compreender quais e como as
representações sobre o livro de leitura
se constroem histórico e socialmente,
concretizadas numa produção material e
impressa, esse trabalho intenta
contribuir para com os estudos sobre a
história do livro didático no Brasil, no
decorrer da primeira metade do século
XX. Para a efetivação de tal propósito a
pesquisa se direciona aos discursos
presentes em diferentes fontes
documentais, como os relatórios dos
Anuários do Ensino do Estado de São
Paulo, periódicos que circularam na
época, como Revista Ensino, Revista
Escolar, Revista Educação e o Jornal O
Estado de São Paulo. Os discursos
produzidos nas três décadas do século XX
sobre os livros didáticos constituíam-se
por interesses políticos para se
implementar um ensino nacionalizado e
uniformizado, com isso percebe-se uma
construção e apresentação de ideias
sobre o que seria e como deveria ser
estruturado um livro de leitura
considerado de qualidade. Neste sentido,
a pesquisa prioriza apreender o que tais
enunciados trazem como marca de uma
representatividade de “bom” livro de
leitura, tomando como corpus
investigativo os livros que compõem a
série graduada de Língua Portuguesa,
Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga
Fleury. O questionamento e a análise
proposta ao discurso impresso partem da
premissa de que a linguagem está
inserida num contexto social de sua
produção e carregada de uma pluralidade
de sentidos, sedimentadas pela Teoria da
Enunciação de Mikhail Bakhtin. O outro
suporte teórico está nas concepções
sobre a história do livro, história da
leitura, noção de representação e de
práticas de leitura de Roger Chartier e
de Robert Darnton, pautados da
perspectiva da história cultural, como
também, na verificação das intenções que
movimentam o autor ao redigir e o editor
ao publicar uma determinada obra. O
trabalho considera que as ideias
produzidas sobre os livros de leitura,
legitimam e demarcam perspectivas
ideológicas no campo educacional, que se
tornam características predominantes ou
constituintes de uma cultura material
escolar.
Palavras-chave: Série de leitura
graduada Meninice. Luiz Gonzaga Fleury.
Representações sobre livro de leitura.
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