AS LIÇÕES DE MENINICE: um estudo sobre as representações de livro de leitura inscritas na série graduada Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury

Orientadora: Norma Sandra de Almeida Ferreira
Conclusão: dezembro de 2013

Resumo: Com o intuito de investigar, relacionar e compreender quais e como as representações sobre o livro de leitura se constroem histórico e socialmente, concretizadas numa produção material e impressa, esse trabalho intenta contribuir para com os estudos sobre a história do livro didático no Brasil, no decorrer da primeira metade do século XX. Para a efetivação de tal propósito a pesquisa se direciona aos discursos presentes em diferentes fontes documentais, como os relatórios dos Anuários do Ensino do Estado de São Paulo, periódicos que circularam na época, como Revista Ensino, Revista Escolar, Revista Educação e o Jornal O Estado de São Paulo. Os discursos produzidos nas três décadas do século XX sobre os livros didáticos constituíam-se por interesses políticos para se implementar um ensino nacionalizado e uniformizado, com isso percebe-se uma construção e apresentação de ideias sobre o que seria e como deveria ser estruturado um livro de leitura considerado de qualidade. Neste sentido, a pesquisa prioriza apreender o que tais enunciados trazem como marca de uma representatividade de “bom” livro de leitura, tomando como corpus investigativo os livros que compõem a série graduada de Língua Portuguesa, Meninice (1948/1949), de Luiz Gonzaga Fleury. O questionamento e a análise proposta ao discurso impresso partem da premissa de que a linguagem está inserida num contexto social de sua produção e carregada de uma pluralidade de sentidos, sedimentadas pela Teoria da Enunciação de Mikhail Bakhtin. O outro suporte teórico está nas concepções sobre a história do livro, história da leitura, noção de representação e de práticas de leitura de Roger Chartier e de Robert Darnton, pautados da perspectiva da história cultural, como também, na verificação das intenções que movimentam o autor ao redigir e o editor ao publicar uma determinada obra. O trabalho considera que as ideias produzidas sobre os livros de leitura, legitimam e demarcam perspectivas ideológicas no campo educacional, que se tornam características predominantes ou constituintes de uma cultura material escolar.
Palavras-chave: Série de leitura graduada Meninice. Luiz Gonzaga Fleury. Representações sobre livro de leitura.

 

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