Livro infantil no Brasil (2007-2008):

marcas em circulação, impressos de divulgação e infâncias anunciadas,

Orientador: Lilian Lopes Martin da Silva
Dissertação de Mestrado - Educação
Conclusão: abril/2011

Resumo: O trabalho focaliza as marcas de editoras e a divulgação dos livros infantis no Brasil contemporâneo. Ocupa-se em traçar um mapeamento sobre os agentes editoriais ativos nesta produção, entre 2007 e 2008, e investigar os ideários e as representações de infância que os catálogos impressos de divulgação destas empresas editoriais, as principais fontes da pesquisa da investigação realizada, colocam em circulação. Para isto, a pesquisa observa e discute as estratégias que as editoras incorporam e/ou inventam para garantir seu reconhecimento e distinção neste campo de comércio de bens simbólicos para a infância e identifica como a leitura dos dispositivos encontrados nos catálogos de divulgação pode informar sobre os imaginários que definem e atualizam infâncias, seus públicos e objetos, e a concorrência de produtos. O trabalho tem sua problematização e procedimento metodológico-analítico fundamentados em contribuições trazidas pela Sociologia da Cultura (com Norbert Elias e Pierre Bourdieu), explorando as noções de campo e da teoria da ação social; pela História Cultural (com Roger Chartier e Robert Darnton) e as ideias de mediação editorial e ciclo de vida dos livros; e pela Teoria da Enunciação (de Mikhail Bakhtin), com sua inspiração para a discussão discursiva dos materiais de linguagem.
Palavras-Chaves: Editoras de livros infantis – Livros infantis – Representações: infância – Catálogos Editoriais

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