PRÁTICAS DE LEITURA: O QUE SE LÊ, COMO SE LÊ E PARA QUE SE LÊ NA SALA DE LEITURA ESCOLAR?

Orientadora: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
Início da pesquisa: março de 2016

Resumo: Este projeto tem como objetivo investigar as práticas de leitura vividas por professores e alunos no contexto das salas de leitura escolares, em escolas da SEE/SP, tendo como pano de fundo o trabalho coletivo a favor da formação de leitores na escola básica e às práticas de leitura possibilitadas pelos professores aos alunos do ensino fundamental - anos finais, a fim de responder a seguinte questão de investigação: como tem sido mediada a prática de leitura, pelos responsáveis da Sala de Leitura, com vistas à promoção leitora dos alunos? Tomaremos como referencial teórico-metodológico as perspectivas histórico cultural de Vigotski para pensar a mediação e a produção de sentidos nos processos de leitura e da história cultural de Chartier para compreender as práticas de leitura e as apropriações plurais dos objetos de leitura pelos leitores. A pesquisa será de natureza qualitativa, desenvolvida na modalidade de estudo de caso. O projeto justifica-se uma vez que poucos ainda são os estudos realizados em salas de leitura de escolas da SEE/SP, no contexto do ensino fundamental - anos finais. Espera-se que com o desenvolvimento do projeto de pesquisa possamos contribuir na construção do conhecimento sobre práticas de leitura, na sala de leitura das escolas da SEE/SP, uma vez que a revisão de literatura mostra que poucos ainda são os estudos sobre práticas de leitura, no contexto do trabalho coletivo, nas salas de leitura das escolas vinculadas a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - SEE/SP
Palavras-chave: Práticas de leitura. Sala de Leitura. Formação continuada de professores. Formação do leitor.