PRÁTICAS DE
LEITURA: O QUE SE LÊ, COMO SE LÊ E PARA
QUE SE LÊ NA SALA DE LEITURA ESCOLAR?
Orientadora:
Cláudia Beatriz de Castro Nascimento
Ometto
Início da pesquisa: março de 2016
Resumo: Este
projeto tem como objetivo investigar as
práticas de leitura vividas por
professores e alunos no contexto das
salas de leitura escolares, em escolas
da SEE/SP, tendo como pano de fundo o
trabalho coletivo a favor da formação de
leitores na escola básica e às práticas
de leitura possibilitadas pelos
professores aos alunos do ensino
fundamental - anos finais, a fim de
responder a seguinte questão de
investigação: como tem sido mediada a
prática de leitura, pelos responsáveis
da Sala de Leitura, com vistas à
promoção leitora dos alunos? Tomaremos
como referencial teórico-metodológico as
perspectivas histórico cultural de
Vigotski para pensar a mediação e a
produção de sentidos nos processos de
leitura e da história cultural de
Chartier para compreender as práticas de
leitura e as apropriações plurais dos
objetos de leitura pelos leitores. A
pesquisa será de natureza qualitativa,
desenvolvida na modalidade de estudo de
caso. O projeto justifica-se uma vez que
poucos ainda são os estudos realizados
em salas de leitura de escolas da
SEE/SP, no contexto do ensino
fundamental - anos finais. Espera-se que
com o desenvolvimento do projeto de
pesquisa possamos contribuir na
construção do conhecimento sobre
práticas de leitura, na sala de leitura
das escolas da SEE/SP, uma vez que a
revisão de literatura mostra que poucos
ainda são os estudos sobre práticas de
leitura, no contexto do trabalho
coletivo, nas salas de leitura das
escolas vinculadas a Secretaria da
Educação do Estado de São Paulo - SEE/SP
Palavras-chave: Práticas de
leitura. Sala de Leitura. Formação
continuada de professores. Formação do
leitor.
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