OS LEITORES E AS
PRÁTICAS DE LEITURA NA BIBLIOTECA
MUNICIPAL DE VALINHOS
Orientadora:
Norma Sandra de Almeida Ferreira
Dissertação de Mestrado
Conclusão: 21 de janeiro de 2016.
Resumo: Esta pesquisa teve como
objetivo conhecer os leitores da
Biblioteca Municipal de Valinhos Dr.
Mario Correa Lousada. Buscamos
compreender, no polo das práticas, os
modos como os leitores circulam e
habitam este espaço; o que leem, como e
porque fazem determinadas escolhas de
livros e leituras; enfim, seus
comportamentos em contato com o livro e
outros suportes oferecidos pela
Biblioteca de Valinhos. Este estudo se
insere no campo da História Cultural, em
especial no que se refere às
contribuições teóricas de Michel de
Certeau (1994, 2013) e Roger Chartier
(1991, 1998, 1999, 2002a, 2002b, 2004,
2011). A pesquisa, de natureza
quanti-qualitativa, fez uso de fontes
como: dados do sistema de cadastros
digitais da Biblioteca, observações
realizadas neste espaço no período de
agosto de 2013 a junho de 2014 e
registradas em um caderno de campo, além
de entrevistas informais com cinco
leitores selecionados por apresentarem
práticas de leitura que se destacaram ao
longo das observações. A análise dos
cadastros indicou a maioria dos leitores
sendo do sexo feminino, na faixa etária
de 10 a 19 anos, ou seja, estudantes
frequentando, principalmente, o Ensino
Fundamental. Apesar desta maioria, as
observações mostram grande presença de
homens, em especial, idosos, além de
mães acompanhadas de seus filhos (ou
não). Há ainda uma significativa
quantidade de leitores da área da
Educação e uma grande variedade deles
distribuídos em outras profissões,
indicando a leitura como uma prática
cultural atual, presente e valorizada
pela população em geral. São diferentes
usos que movimentam esta Biblioteca:
posições do corpo que lê, maneiras e
finalidades de ler também diversos. As
práticas de leitura estão principalmente
relacionadas à escola e também aos modos
contemporâneos proporcionados pelo
acesso dos leitores à informática e ao
mundo digital, pela internet.
Palavras – chave: práticas de
leitura; leitores; biblioteca pública.
Texto Integral:
clique aqui
|