Larissa de Souza Oliveira

A BIBLIOTECA ESCOLAR ENTRE AS PÁGINAS ESCRITAS DO CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL

E REVISTA LEITURA: TEORIA E PRÁTICA (DE 1978 A 1985)

Orientadora: Lilian Lopes Martin da Silva

Trabalho de Conclusão de Curso - Pedagogia

Conclusão: julho/2015


Resumo: Esta pesquisa tem como proposta conhecer as reflexões que a Associação de Leitura do Brasil (ALB), em seus anos iniciais (1978-1985), colocava em circulação acerca da Biblioteca Escolar a partir dos seus principais veículos de comunicação: os Congressos de Leitura do Brasil (COLE) e a Revista Leitura: Teoria & Prática (LTP). A pesquisa, bibliográfica e documental, de cunho quanti-qualitativo, levantou 16 textos que tratam da temática, de um total de 148 presentes nos suportes de referência. Este trabalho liga-se aos esforços que visam à construção de uma História da Leitura no país, em seus múltiplos aspectos e em diferentes lugares e temporalidades. Esses esforços foram impulsionados com a circulação e projeção de pesquisas em torno do livro e da leitura, empreendidas por historiadores franceses, como Roger Chartier, e outros autores que compartilham pressupostos da chamada História Cultural. A importância e significado das ações da ALB nessa história não podem ser ignorados. Fundada no bojo dos movimentos pela renovação da educação no Brasil, em 1981, a entidade assumiu, desde então, como bandeira de luta, a democratização da leitura e nela indicou o lugar da Biblioteca Escolar, denunciando seus problemas e desenhando propostas.

Palavras-Chave: Biblioteca Escolar, Associação de Leitura do Brasil, Leitura, Memória, História.


Texto Completo em PDF: Clique aqui