AMBIENTES DE
LEITURA: O QUE OS CONGRESSOS DE LEITURA
DO BRASIL NOS CONTAM SOBRE ESSA
HISTÓRIA?
Orientadora:
Lilian Lopes Martin da Silva
Início da pesquisa: março de 2016
Resumo: Este
projeto de pesquisa intenta conhecer o
que os Congressos de Leitura do Brasil
(Cole) dizem sobre ambientes de leitura
em um período que recobre os 11
primeiros eventos (1978-1997). Este
recorte temporal busca cobrir um período
em que o congresso ligava-se mais
fortemente às discussões sob um cunho
político e social. Os ambientes de
leitura são tomados neste projeto por
lugares específicos, afora a sala de
aula, em que a prática de leitura
escolar acontece: biblioteca pública,
municipal, escolar, itinerante, pessoal,
salas de leitura e outros eventuais
desdobramentos que podem ser encontrados
para marcar esses lugares. Na
perspectiva da História Cultural, que se
ocupa de representações de determinada
cultura ou prática, esta pesquisa
pretende contribuir para a história da
leitura no país, de modo a conhecer essa
história em um congresso pioneiro na
discussão sobre leitura.
Palavras-Chave: Ambientes de
leitura, Congresso de Leitura do Brasil,
Biblioteca, Memória, História.
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