AMBIENTES DE LEITURA: O QUE OS CONGRESSOS DE LEITURA DO BRASIL NOS CONTAM SOBRE ESSA HISTÓRIA?

Orientadora: Lilian Lopes Martin da Silva
Início da pesquisa: março de 2016

Resumo: Este projeto de pesquisa intenta conhecer o que os Congressos de Leitura do Brasil (Cole) dizem sobre ambientes de leitura em um período que recobre os 11 primeiros eventos (1978-1997). Este recorte temporal busca cobrir um período em que o congresso ligava-se mais fortemente às discussões sob um cunho político e social. Os ambientes de leitura são tomados neste projeto por lugares específicos, afora a sala de aula, em que a prática de leitura escolar acontece: biblioteca pública, municipal, escolar, itinerante, pessoal, salas de leitura e outros eventuais desdobramentos que podem ser encontrados para marcar esses lugares. Na perspectiva da História Cultural, que se ocupa de representações de determinada cultura ou prática, esta pesquisa pretende contribuir para a história da leitura no país, de modo a conhecer essa história em um congresso pioneiro na discussão sobre leitura.
Palavras-Chave: Ambientes de leitura, Congresso de Leitura do Brasil, Biblioteca, Memória, História.