Lázara Nanci de Barros Amâncio

ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA MODELO
BARÃO DE MELGAÇO, EM CUIABÁ-MT:
SEU PERCURSO NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

Supervisora: Profª Drª Lilian Lopes Martin da Silva
Pós-doutorado

Resumo: A Escola Modelo Barão de Melgaço em Cuiabá-MT foi criada por ocasião da reforma do ensino primário empreendida por professores paulistas que foram contratados pelo governo do estado em 1910. Essa escola funcionou por várias décadas, mudando de nome de acordo com a legislação do ensino e parece ter se constituído numa importante referência para a educação mato-grossense. Por tratar-se de uma escola modelo espera-se que tenha recebido, a exemplo do que ocorreu no estado de São Paulo, uma atenção especial dos governantes do século passado que pretendiam modernizar a educação de Mato Grosso adequando-a ao ideário pedagógico de uma escola republicana. O objetivo maior deste projeto é conhecer melhor o modo de organização dessa escola e seus fundamentos epistemológicos, filosóficos, históricos e pedagógicos, com destaque para aspectos que se referem às orientações sobre o ensino de leitura e de escrita, o material didático usado nessa área e a possível repercussão que teve em outras escolas de Mato Grosso. Em pesquisa anterior (Amâncio, 2000) verificou-se que essa escola teve pelo menos dois programas de ensino, bem delineados e completos, um divulgado no ano de 1910 e o outro em 1924. Não foi possível, todavia, (nem era a pretensão naquele momento) aprofundar o estudo das práticas escolares dessa instituição no que concerne a aspectos de desenvolvimento de seu currículo na área da linguagem (leitura e escrita). Assim, pretendo, nessa pesquisa, mediante uma abordagem de fundo histórico, localizar e analisar fontes documentais que permitam compreender as práticas de leitura e escrita, as propostas e ideários pedagógicos, bem como conhecer os títulos e refletir sobre a utilização de cartilhas e de livros de leitura. Direcionar o foco do trabalho para a circulação e utilização de livros para a aprendizagem inicial da língua escrita pode contribuir para um conhecimento que venha a ampliar o campo dos estudos da história do livro e da alfabetização no Brasil, especialmente no Mato Grosso, cuja escola evidencia ser uma grande consumidora de material didático oriundo do mercado editorial de regiões brasileiras, não possuindo produções nem editoras próprias. Os procedimentos metodológicos principais situam-se nos referenciais da pesquisa de fundo histórico em que se procura localizar, reunir, organizar, selecionar e analisar fontes documentais pertinentes ao tema em pauta. Os acervos a serem consultados em Cuiabá-MT são o Arquivo Público Estadual –APMT – e o Núcleo de Documentação e Informações Históricas Regionais de Mato Grosso – NDIHR; outros acervos, todavia, deverão ser buscados: Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, Centro do Professorado Paulista Sud Menucci e Arquivo Mario Covas em São Paulo; bibliotecas da USP, da Unicamp e da UNESP (campus de Marília). A partir da localização de fontes pertinentes à compreensão do objeto em pauta definir-se-á os documentos emblemáticos que constituirão o corpus da pesquisa que será analisado/estudado de acordo com os procedimentos da análise da configuração textual. Compreender o passado da alfabetização em Mato Grosso torna-se importante na medida em que esse conhecimento amplia, não apenas o campo da historiografia regional, mas contribui para uma História da Alfabetização no Brasil podendo permitir que, no presente, sejam tomadas decisões político-pedagógicas mais condizentes com o contexto sócio-cultural dessa região brasileira.