CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E CULTURAS INFANTIS NA CONTEMPORANEIDADE MIDIÁTICA: A VOZ DAS CRIANÇAS

Orientadora: Heloísa Andreia Matos Lins
Data de conclusão: 01/08/2106

Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender as influências das mídias nas concepções de infância da atualidade, entender como elas impactam na produção das culturas infantis e qual o papel da escola nesse contexto. Sendo assim, no embasamento teórico da pesquisa, apresento um breve resgate histórico no conceito de infância, visando compreender melhor as infâncias no contexto atual das novas mídias. Em seguida, comento o acesso das crianças às mídias e como elas podem influenciar na subjetividade e na produção cultural infantil, temática importante de ser conhecida pela escola, para realizar mediações. Por fim, trago as concepções de letramento visando entender o letramento necessário às crianças na atualidade com essas novas TICs. A pesquisa ocorre em sala de aula, com crianças de 4 e 5 anos da educação infantil de uma creche municipal de Campinas. O trabalho é um estudo de caso de base qualitativa, na área da Sociologia e Pedagogia da Infância, que se utiliza das seguintes ferramentas de pesquisa para geração de dados: a observação participante, diário de campo, roda para contação de história, desenho das crianças e entrevista semiestruturada. As perguntas que surgiram durante a inserção no campo e que direcionaram a pesquisa foram as seguintes: i) como as concepções de infância podem ser entendidas na contemporaneidade com as mídias? ii) como as mídias influenciam nas produções das culturas infantis? iii) Qual é o papel da escola nesse contexto? Na parte analítica do trabalho, visando escutar a voz da criança, trarei a narração do conto "João e Maria", dos desenhos produzidos pelas crianças por meio dessa história e das entrevistas dadas por elas comentando sobre jogos. E, por fim, trarei as considerações finais, compreendendo as possíveis relações entre as mídias e sua influência nas concepções de infância e nas culturas infantis da atualidade e a importância da escola nessa discussão.
Palavras-chave:
Infâncias, Culturas Infantis, Mídias, Tecnologias, Escola.
 

Relatório completo: clique aqui