CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E CULTURAS
INFANTIS NA CONTEMPORANEIDADE MIDIÁTICA:
A VOZ DAS CRIANÇAS
Orientadora: Heloísa Andreia
Matos Lins
Data de conclusão: 01/08/2106
Resumo: Esta
pesquisa tem por objetivo compreender as
influências das mídias nas concepções de
infância da atualidade, entender como
elas impactam na produção das culturas
infantis e qual o papel da escola nesse
contexto. Sendo assim, no embasamento
teórico da pesquisa, apresento um breve
resgate histórico no conceito de
infância, visando compreender melhor as
infâncias no contexto atual das novas
mídias. Em seguida, comento o acesso das
crianças às mídias e como elas podem
influenciar na subjetividade e na
produção cultural infantil, temática
importante de ser conhecida pela escola,
para realizar mediações. Por fim, trago
as concepções de letramento visando
entender o letramento necessário às
crianças na atualidade com essas novas
TICs. A pesquisa ocorre em sala de aula,
com crianças de 4 e 5 anos da educação
infantil de uma creche municipal de
Campinas. O trabalho é um estudo de caso
de base qualitativa, na área da
Sociologia e Pedagogia da Infância, que
se utiliza das seguintes ferramentas de
pesquisa para geração de dados: a
observação participante, diário de
campo, roda para contação de história,
desenho das crianças e entrevista
semiestruturada. As perguntas que
surgiram durante a inserção no campo e
que direcionaram a pesquisa foram as
seguintes: i) como as concepções de
infância podem ser entendidas na
contemporaneidade com as mídias? ii)
como as mídias influenciam nas produções
das culturas infantis? iii) Qual é o
papel da escola nesse contexto? Na parte
analítica do trabalho, visando escutar a
voz da criança, trarei a narração do
conto "João e Maria", dos desenhos
produzidos pelas crianças por meio dessa
história e das entrevistas dadas por
elas comentando sobre jogos. E, por fim,
trarei as considerações finais,
compreendendo as possíveis relações
entre as mídias e sua influência nas
concepções de infância e nas culturas
infantis da atualidade e a importância
da escola nessa discussão.
Palavras-chave: Infâncias, Culturas
Infantis, Mídias, Tecnologias, Escola.
Relatório completo:
clique aqui