Maíra Signorelli Carvalho

LIÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE ACONTECE NA SALA DE AULA?

Orientadora: Profª Drª Norma Sandra de Almeida Ferreira.
Trabalho de Iniciação Científica - FAPESP

Resumo: Conhecer e aprofundar a reflexão sobre o que acontece nas escolas públicas em relação à alfabetização, nas séries iniciais, é o desafio desta pesquisa. Avaliações sobre os níveis das habilidades de leitura e de escrita dos alunos e sobre o domínio e os usos sociais dessas habilidades, discussões acadêmicas sobre orientações teórico-metodológicas na área da alfabetização, oriundas do Construtivismo e Sócio-interacionismo, e em relação ao próprio conceito de alfabetização, estão presentes, entre outras preocupações, nesses últimos vinte anos, no nosso país. Aproximar os estudos e pesquisas no campo da alfabetização e letramento, das recentes discussões na mídia impressa sobre as orientações teórico-metodológicas presentes nos documentos oficiais dirigidos aos professores, sobre os baixos índices de domínio das habilidades de leitura e de escrita de nossas crianças e, ainda, das práticas adotadas pelos professores no momento de aquisição da escrita, nas salas de aulas, é um esforço de colaborar neste debate de forma menos genérica e superficial. A pesquisa foi desenvolvida em dois momentos. No primeiro, professores alfabetizadores das escolas municipais de Vinhedo, São Paulo, responderam a um questionário sobre suas práticas pedagógicas e suas concepções em relação à linguagem e à alfabetização. No segundo momento, foram observadas e registradas em diário de campo, aulas ministradas por três destes alfabetizadores, selecionados pelas respostas dadas na primeira fase da pesquisa. Com a reflexão e análise dos dados pretende-se contribuir para um maior entendimento das práticas de alfabetização realizadas nas salas de aulas, de como o discurso oficial tem sido apropriado pelos professores e que aspectos divulgados pela mídia impressa sobre as questões de alfabetização podem ser consideradas quando confrontadas com a realidade escolar.