ENCENAÇÕES DA LEITURA NA
LITERATURA INFANTIL
Orientadora: Norma Sandra de
Almeida Ferreia
Tese de doutorado
- Concluída em fevereiro/2010
Resumo:
Dialogando com as questões levantadas
pela História Cultural, o presente
trabalho analisa as representações de
leitura construídas pela Literatura
Infantil. Ao olhar para essas imagens do
leitor ficcional, é possível perceber
como a idealização desse leitor vai
divulgando modelos de comportamento
legitimados para o público infantil.
Cabe, portanto, analisar os implícitos
da representação e investigar os
protocolos ou dispositivos discursivos
que procuram conduzir práticas de
leitura. Sendo assim, sobressaem as
seguintes indagações: Quem é esse leitor
apresentado pela Literatura Infantil?
Quais práticas são
retratadas/construídas por essa
literatura? Quais práticas legitima?
Quais práticas divulga para formar o
leitor? Ao reconhecer as representações
mais recorrentes nessa literatura, este
trabalho questiona as ausências e os
silenciamentos em torno de leitores que
o gênero não acolhe e de práticas não
incluídas. Seguimos com a hipótese de
que a construção literária do leitor, ao
se apresentar como semelhante dos
sujeitos reais, projeta os caminhos da
história da leitura das crianças, sendo
que as representações chamam à
identificação, ao enquadramento e
sugerem certas adequações através de
dispositivos que visam regular seus usos
e gestos. Atentar para esses aspectos
nos possibilita perceber o caráter
disciplinante dos textos para promover
uma recepção mais consciente e mais
cautelosa, de modo que possamos
identificar as estratégias textuais que
procuram nos controlar, impondo atitudes
ditadas como adequadas e convencionais.
A forma considerada aqui como a mais
apropriada para abordar essas imagens
consiste em não perder de vista o fato
de serem representações literárias do
leitor, em não deixar que se perca essa
identidade artística, estética, formal,
que compõe o contexto em que se abriga e
se constrói o leitor. As análises
apontam para a disseminação de um
imaginário onde desponta a exaltação do
leitor infantil, como forma de
conquistá-lo, de discipliná-lo e de
promover a consolidação do gênero.
Palavras-chave: representação da
leitura, literatura infantil, leitura,
leitor, livro
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