Maria Cristina Rosa Wenzel

DESENHO ANIMADO: O DISCURSO-IMAGEM - UMA LEITURA FILOSÓFICA,
POLÍTICA E HISTÓRICA SOBRE OS VALORES QUE REFORÇAM E DETERMINAM

Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
Dissertação de Mestrado

Resumo: Nosso trabalho é uma abordagem crítica dos valores transmitidos pelo desenho animado "Os Simpsons" a partir da natureza de sua relação com a realidade social em termos de análise do grau de compreensão da mensagem pelo receptor juvenil, na faixa de 11 a 15 anos. Buscamos em nossa leitura compreender os mitos naturalizados no espaço social e, conseqüentemente, no processo de produção e recepção, ou seja, a partir de sua relação com o imaginário individual e coletivo que determinam tanto os caminhos percorridos no processo de criação, como os percorridos no processo de leitura do desenho. Desta forma, analisamos as ideologias, as falsas evidências e a maneira como os adolescentes as interpretam; como se dá a compreensão dos paradigmas veiculados por essa expressão artística, através do discurso-imagem: estruturação de cenas, caracterização de personagens, enfim, através da metacomunicação: análise, no processo de comunicação, de como o meio "dá a ler" o objeto veiculado.