Histórias de envolvimento com a escrita de sujeitos
que tiveram uma infância vulnerável

Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
Início: 03/2009
Conclusão: 24/02/2012

Resumo: Os dados desta pesquisa foram coletados a partir de entrevistas feitas com quatro sujeitos adultos, leitores e produtores de texto, que tiveram uma infância considerada vulnerável. O objetivo foi descrever e analisar as condições que possibilitaram a esses sujeitos obterem sucesso em seu processo de alfabetização e se envolverem com práticas sociais de leitura e escrita, fazendo uso dessas práticas, principalmente, em seu ambiente de trabalho. As verbalizações dos sujeitos foram transcritas e organizadas em núcleos temáticos, a partir dos quais foram reconstruídas as respectivas histórias de cada sujeito, com relação ao seu processo de constituição de leitor e/ou produtor de texto. Observou-se que todos os sujeitos relataram histórias muito significativas na área da leitura durante a infância. Essas mediações começaram a ocorrer antes mesmo de o indivíduo ser alfabetizado, e envolveram pessoas muito próximas e de grande valor afetivo para o sujeito. A maior parte desses mediadores está ligada à família ou à escola e em todos os casos aparecem a figura de – pelo menos – dois professores inesquecíveis. Os dados são analisados a partir da abordagem histórico-cultutal.
Palavras-chave: Leitura, Escrita, Infância Vulnerável, Mediação, Afetividade