- Histórias de envolvimento com a
escrita de sujeitos
- que tiveram uma infância
vulnerável
Orientador: Sérgio Antonio da Silva
Leite
Início: 03/2009
Conclusão: 24/02/2012
Resumo: Os
dados desta pesquisa foram coletados a
partir de entrevistas feitas com quatro
sujeitos adultos, leitores e produtores
de texto, que tiveram uma infância
considerada vulnerável. O objetivo foi
descrever e analisar as condições que
possibilitaram a esses sujeitos obterem
sucesso em seu processo de alfabetização
e se envolverem com práticas sociais de
leitura e escrita, fazendo uso dessas
práticas, principalmente, em seu
ambiente de trabalho. As verbalizações
dos sujeitos foram transcritas e
organizadas em núcleos temáticos, a
partir dos quais foram reconstruídas as
respectivas histórias de cada sujeito,
com relação ao seu processo de
constituição de leitor e/ou produtor de
texto. Observou-se que todos os sujeitos
relataram histórias muito significativas
na área da leitura durante a infância.
Essas mediações começaram a ocorrer
antes mesmo de o indivíduo ser
alfabetizado, e envolveram pessoas muito
próximas e de grande valor afetivo para
o sujeito. A maior parte desses
mediadores está ligada à família ou à
escola e em todos os casos aparecem a
figura de – pelo menos – dois
professores inesquecíveis. Os dados são
analisados a partir da abordagem
histórico-cultutal.
Palavras-chave: Leitura, Escrita,
Infância Vulnerável, Mediação,
Afetividade
|