LENDO COM HILDA: JOÃO KÖPKE - 1902

Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
Tese de Doutorado - Educação
Conclusão: fev./2013

Resumo: João Köpke (1852-1926), advogado, professor, diretor de escolas, autor, conferencista, tem merecido um conjunto significativo de estudos pela sua atuação no magistério, pela publicação de livros de leitura e por sua participação intelectual no campo da educação, seja publicando artigos em periódicos de ensino, seja ministrando conferências. Nesta tese, apresentamos um livro, que faz parte do acervo pessoal da família Köpke, e que, provavelmente, não foi publicado, sendo totalmente desconhecido do meio acadêmico. Trata-se de uma cartilha manuscrita (O Livro de Hilda), produzida em 1902. Este livro, dividido em três partes separadas e ao mesmo tempo inter-relacionadas, conduz o leitor num vaivém de historietas e exercícios através do método analítico para o ensino da leitura e da escrita. Descrever essa obra de João Köpke, buscar nos arquivos e bibliotecas indícios de sua publicação e divulgá-la para a comunidade acadêmica são os principais objetivos deste estudo.
Palavras-chave: manuais escolares; João Köpke; cartilhas; método analítico; O Livro de Hilda.