ENTRE LOUÇAS, PIANOS, LIVROS E IMPRESSOS:
A CASA LIVRO AZUL: 1876-1958
Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
Dissertação de Mestrado
Resumo: A partir do estudo das propagandas publicadas pela CASA DO LIVRO AZUL nos principais jornais de Campinas, da leitura dos Memoriais Comemorativos de Aniversário publicados por seus proprietários e de depoimentos de antigos freqüentadores e descendentes, procura-se analisar como esta loja anunciava seus produtos e mercadorias para uma sociedade que se iniciava no mundo escriturístico e ainda estava pouco familiarizada com uma tipografia, papelaria e livraria locais. Busca-se também, observar com a escrita e seus suportes vão se diversificando e penetrando numa sociedade que se moderniza e profissionaliza e como os anúncios podem ser indicadores de uma construção e permanência de uma certa consciência tipográfica de uma comunidade de consumidores que parece Ter desaparecido para nós, quando os materiais tornam-se objetos familiares, espalhados pelo nosso cotidiano doméstico e profissional, prontamente e de maneira fácil, adquiridos em qualquer canto da cidade.
Texto completo em PDF.
Clique para visualizar.
|