Maria Carolina Coelho Chimenti

CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO INGLÊS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Orientadora: Heloísa Andreia de Matos Lins
Trabalho de Conclusão de Curso -  Concluído em 2012

Resumo: Para analisar as contribuições das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Ensino e Aprendizagem de Inglês no Ensino Fundamental (ciclo I), pretendeu-se, nesta pesquisa, obter dados que permitam conhecer i) a importância da aprendizagem de um idioma estrangeiro nos dias atuais, principalmente o Inglês, na infância e ii) de que forma as Novas Tecnologias podem favorecer um aprendizado de uma forma mais interessante e próxima da realidade dos estudantes. Este estudo apoia-se em referenciais teóricos que abordam o Inglês no E.F. I, numa perspectiva dialógica, e nos estudos sobre as Novas Tecnologias, assim como sobre a formação de professores. Para tanto, o presente trabalho trará os resultados de uma pesquisa-ação junto à EMEF Elza Maria Pelegrini de Aguiar, localizada num bairro de Campinas-SP, onde há um projeto docente voltado ao uso das TICs e permitiu o desenvolvimento de atividades com a Língua Inglesa, com alunos de duas salas de 5º. Ano, a partir das tecnologias que a escola possui em seu laboratório de informática.

Texto completo em PDF -. Clique para visualizar.